Contribuições do grupo Tutorial Dois para o PET-Saúde/Interprofissionalidade

Autores

  • Lana Cavassin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gabriella Garcia da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Susane Karine Kerckoff Machado Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thomas Vatanabe Cartier Laranjeira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Aline Massaroli Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3418

Resumo

Introdução: De modo a integrar ensino-serviço-comunidade, o PET-Saúde/Interprofissionalidade em Chapecó/SC reuniu a Secretaria de Saúde de Chapecó (SESAU) e três instituições de ensino superior (IES) do município: a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Organizaram-se cinco grupos tutoriais compostos por docentes e discentes dos cursos em Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia das IES participantes e com os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada grupo tutorial é designado a uma UBS do município, no qual são responsáveis por desenvolver ações conforme as necessidades locais, estimulando o desenvolvimento de competências colaborativas e do trabalho interprofissional¹. Objetivo: Relatar as ações e experiências com as práticas colaborativas desenvolvidas pelos petianos por meio do programa. Metodologia: Relato de experiência sobre as ações desenvolvidas pelo grupo tutorial dois do PET-Saúde/Interprofissionalidade, que atua no Centro de Saúde da Família (CSF), município de Chapecó/SC. As ações foram e estão sendo desenvolvidas no período que compreende do primeiro semestre de 2019 até os dias atuais. Resultados: Ao iniciar as atividades no CSF Eldorado, identificou-se a necessidade de trabalhar conceitos e fortalecer o conhecimento da equipe de saúde acerca das práticas colaborativas e do trabalho interprofissional. Realizou-se o mapeamento da estrutura do CSF, fluxo de atendimento e percepção dos usuários acerca dos serviços prestados na unidade. Para ampliar o conhecimento dos membros do grupo sobre a Rede de Atenção à Saúde, foram realizadas visitas em locais como o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e o Serviço de Atendimento Psicológico da UNOESC. Ainda, desenvolveu-se ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero durante a campanha do Outubro Rosa e identificação da gravidez na adolescência como um problema local. Isso impulsionou o planejamento de uma atividade que será desenvolvida após retorno das atividades presenciais, envolvendo o planejamento familiar, possibilidades de inserção no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes, ensino técnico e superior, além de atividades de promoção da autoestima de crianças e adolescentes. Em 2020, com as limitações impostas pela pandemia, foram produzidos resumos e artigos científicos, além da utilização das redes sociais como forma de se aproximar da comunidade, com postagens de materiais informativos sobre a COVID-19 e atividades para a promoção da saúde. Considerações Finais: As atividades desenvolvidas possibilitaram interligar os saberes de todas as profissões, promovendo a integração e colaboração, com a criação de oportunidades de aprendizagem conjunta, o que evidencia a possibilidade de se ter autonomia e interdependência simultaneamente.

Palavras-chave: Educação interprofissional. Profissionais de saúde. Sistema Único de Saúde. Desenvolvimento de recursos humanos.

Biografia do Autor

Lana Cavassin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bolsista discente. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Santa Catarina. Brasil.

Gabriella Garcia da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bolsista discente. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Santa Catarina. Brasil.

Susane Karine Kerckoff Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Voluntária discente. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Santa Catarina. Brasil.

Thomas Vatanabe Cartier Laranjeira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bolsista discente. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Santa Catarina. Brasil.

Aline Massaroli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora tutora. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Curso de Graduação em Enfermagem. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Cavassin, L., Silva, G. G. da, Machado, S. K. K., Laranjeira, T. V. C., & Massaroli, A. (2020). Contribuições do grupo Tutorial Dois para o PET-Saúde/Interprofissionalidade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 41–42. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3418