Jogo INTERRAPS

uma proposta de metodologia ativa para o ensino em saúde mental

Autores

  • Mariana Nunes da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Natália Donato Polmonari Universidade Federal do Paraná
  • Davi Fernandes de Castro Universidade Federal do Paraná
  • Édina Siméia Campos de Siqueira de Oliveira Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba
  • Rafaela Gessner Lourenço Universidade Federal do Paraná
  • Allan Kardec de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3417

Resumo

Introdução: Historicamente, a formação de profissionais em saúde mental tem sido marcada pela influência positivista, tecnicista e médico centrada. Com intuito de romper com o ideal conservador do ensino surgiram as metodologias ativas, como os jogos, que relacionam teoria e prática e, por meio da ludicidade, despertam o interesse do estudante e estimulam a reflexão e problematização1. Dentre os diferentes tipos de jogos destaca-se os de tabuleiro, por ser uma estratégia de baixo custo, de fácil uso e com potencial de replicação. Objetivo: Apresentar a dinâmica do jogo de tabuleiro InterRAPS, como proposta de metodologia ativa para o ensino em saúde mental. Metodologia: A criação do jogo ocorreu durante o ano de 2019, no contexto das ações do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde2 e envolveu, inicialmente, a vivência interprofissional dos estudantes nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Curitiba, a identificação de cada dispositivo de saúde, dos profissionais atuantes e das relações entre os serviços da RAPS. Além disso, foram realizadas discussões sobre a teoria, e posteriormente, a definição da mecânica e a elaboração do protótipo do jogo.  Resultados: O jogo, idealizado para ser utilizado em equipes interprofissionais, apresenta casos clínicos inspirados na realidade dos serviços de saúde mental, interligando até quatro equipamentos da RAPS. Ao percorrer o tabuleiro, encaminhando o usuário até o serviço da rede que mais atenderia sua necessidade no momento. Os jogadores são convidados a responder questões sobre o equipamento de saúde em foco. O caráter de sorte, elemento essencial da tecnologia de jogos, está presente no momento compra de cartas intituladas de sorte ou revés. Há também o personagem do moderador, que tem a função de fornecer um feedback sobre as questões respondidas, baseado numa cartilha de perguntas e respostas, e fomentar a discussão da temática entre os jogadores. A equipe vencedora é aquela que conseguir encaminhar o personagem de seu caso clínico à reabilitação primeiro. Considerações Finais: O jogo InterRAPS mostrou-se uma metodologia viável por ser de baixo custo, replicável e capaz de promover a aproximação dos jogadores da realidade dos serviços de saúde mental, o aprendizado colaborativo, a problematização e de modificar o ensino em saúde mental, corroborando com os princípios da Reforma Psiquiátrica.

Palavras-chave: Jogos experimentais. Saúde Mental. Educação Interprofissional.

Biografia do Autor

Mariana Nunes da Silva, Universidade Federal do Paraná

Bolsista do PET-Saúde. Graduanda de Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Natália Donato Polmonari, Universidade Federal do Paraná

Bolsista do PET-Saúde. Graduanda de Farmácia. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Davi Fernandes de Castro, Universidade Federal do Paraná

Bolsista do PET-Saúde. Graduando de Medicina. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Édina Siméia Campos de Siqueira de Oliveira, Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba

Preceptora do PET-Saúde. Enfermeira. Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba. Paraná. Brasil.

Rafaela Gessner Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Tutora do PET-Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Allan Kardec de Lima, Universidade Federal do Paraná

Tutor do PET-Saúde. Professor do Departamento de Farmácia. Universidade Federal do Paraná. E-mail: lima.allan@gmail.com

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva, M. N. da, Polmonari, N. D. ., Castro, D. F. de ., Oliveira, Édina S. C. de S. de ., Lourenço, R. G. ., & Lima, A. K. de . (2020). Jogo INTERRAPS: uma proposta de metodologia ativa para o ensino em saúde mental. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 63–64. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3417