O PET saúde em PARANAGUÁ/PR

potencialidades e desafios da educação interprofissional no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Marcos Signorelli Universidade Federal do Paraná
  • Roberto Eduardo Bueno Universidade Federal do Paraná
  • Robson de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Tainá Ribas Mélo Universidade Federal do Paraná
  • Vinício Oliveira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Evaldo Ribeiro Jr Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3414

Resumo

Introdução: O projeto 93, envolvendo os cursos de graduação em Saúde Coletiva, Serviço Social e Educação Física do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá/PR, enfatizou a construção da Educação Interprofissional (EIP) em Saúde no desenvolvimento de ações integradas inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), com extensão à rede intersetorial1. Objetivos: analisar de maneira crítica as potencialidades e desafios encontrados pela equipe do PET Saúde no município de Paranaguá/PR, no que tange à sua implementação visando a EIP no SUS. Metodologia: Relato de experiência sobre a implementação da educação e do trabalho interprofissional2 na rede de Paranaguá/PR, com equipes PET distribuídas em suas ações de atenção primária à saúde (APS) em territórios cobertos por Estratégias de Saúde da Família (ESF), vinculadas aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), assim como nas abordagens intersetoriais com a Educação e Assistência Social, envolvendo a formação e participação de profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, psicologia, nutrição e saúde coletiva do município. Resultados: Destaca-se como potencialidades do projeto, o desenvolvimento de ações implementadas por equipes interprofissionais dentro da proposta de integração da rede de atenção à saúde em Paranaguá/PR orientada por uma abordagem de EIP e intersetorial, voltada ao aprimoramento profissional dos serviços e da formação dos discentes dos cursos de Saúde Coletiva, Educação Física e Serviço Social. Destaca-se ainda a contribuição sobre as reformas e alterações curriculares dos cursos de graduação na área de saúde, por meio de reflexões no campo da formação profissional e o fomento à gradativa inserção dos discentes em equipes interprofissionais compostas por preceptores e professores de diversas profissões da área da saúde3. Como desafios, a quebra do corporativismo profissional, o qual fragmenta as ações que envolvem o processo de trabalho nas equipes; a mudança organizacional e de contrato/rotatividade dos profissionais designados aos serviços de saúde; a formalização da cooperação técnica interinstitucional de maneira a instrumentalizar a educação permanente em saúde; a readequação das ações em atenção às novas demandas dos programas de saúde do SUS e a nova demanda trazida pelo contexto da pandemia. Considerações Finais: a atuação do PET Saúde em Paranaguá demonstra potencialidades da EIP para o SUS com ações intersetoriais que impactam nos serviços, estudantes, preceptores e tutores envolvidos. Todavia, desafios persistem nos processos de organização, gestão e reorientação do trabalho, em conjuntura agravada pela pandemia. 

Palavras-chave: Educação interprofissional. Formação profissional. Educação Permanente. Comportamento cooperativo. Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Marcos Signorelli, Universidade Federal do Paraná

Coordenador do PET Saúde. Câmara de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Paraná Paraná. Brasil.

Roberto Eduardo Bueno, Universidade Federal do Paraná

Tutor do PET Saúde. Câmara de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Robson de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Tutor do PET Saúde. Câmara de Serviço Social, Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Tainá Ribas Mélo, Universidade Federal do Paraná

Tutora do PET Saúde. Câmara de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil. 

Vinício Oliveira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Tutor do PET Saúde. Câmara de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Evaldo Ribeiro Jr, Universidade Federal do Paraná.

Tutor do PET Saúde. Câmara de Educação Física, Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Signorelli, M. ., Bueno, R. E. ., Oliveira, R. de ., Mélo, T. R., Silva, V. O. da ., & Ribeiro Jr, E. . (2020). O PET saúde em PARANAGUÁ/PR: potencialidades e desafios da educação interprofissional no Sistema Único de Saúde. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 67–68. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3414