Autocuidado e dependência química

rodas de conversa na Fazenda da Esperança Santa Paulina

Autores

  • Bruna Ventura Lapazini Unochapecó
  • Aline Siqueira Unochapecó
  • Ana Luiza Bampi Botton Unochapecó
  • Nicoly Khetrine Zilli Unochapecó
  • Ana Cristina Acorsi Unochapecó
  • Felipe Melo Secretaria de Saúde de Chapecó
  • Saionara Barimacker Secretaria de Saúde de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3411

Resumo

Introdução: A Fazenda da Esperança é uma Comunidade Terapêutica que tem experiência na recuperação de dependentes químicos. A comunidade visa promover discussões pertinentes ao universo do etilismo e da drogadição, tanto no que se refere ao amadurecimento da decisão de mudar o estilo de vida, quanto à visualização de novas perspectivas e a reinserção social do dependente. A dinâmica do local é pautada no tripé que prioriza a convivência em família, o desenvolvimento da espiritualidade e do trabalho1. Objetivo: O grupo PET-Saúde Cristo Rei teve por objetivo, além de conhecer o local, realizar atividades junto aos moradores da Fazenda, de forma a contribuir para o desenvolvimento de hábitos de autocuidado, reflexões sobre a dependência química e suas consequências e a melhora da qualidade do sono. Metodologia: No dia 14 de setembro de 2019 o Grupo PET-Saúde Interprofissionalidade Cristo Rei da Unochapecó fez uma visita à Comunidade Terapêutica. Estavam presentes acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, acompanhados de profissionais da área da saúde (farmacêutica, enfermeira, médico). A partir da formação de uma roda de conversa, realizou-se a abordagem das experiências e temáticas, bem como a discussão de dúvidas relacionadas à saúde dos moradores da Fazenda Esperança. Resultados: Em saúde, ouvir o paciente é humanizar o atendimento, para que essa pessoa se sinta acolhida e segura2. Assim, a atividade foi iniciada com todos se apresentando e compartilhando um pouco de suas histórias de vida. Após, foi realizada uma fala sobre higiene do sono, visto que a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano3. Além disso, foi elaborada uma apresentação sobre saúde bucal e uma avaliação de cada paciente, analisando dentes perdidos, condição periodontal, cáries, salivação e outros problemas decorrentes do uso de drogas e álcool. Considerações finais: Os usuários e dependentes químicos enfrentam situações sociais de vulnerabilidade e exclusão. Ser acolhido, escutado e ter a possibilidade de dialogar sobre diversos temas relativos à própria condição humana é fundamental em saúde. Essa oportunidade trouxe também aos integrantes do grupo PET um olhar mais ampliado e humanizado sobre o ser humano e sua natureza complexa e fascinante.

Palavras-chave: Comunidade Terapêutica. Autocuidado. Humanização da Assistência.

Biografia do Autor

Bruna Ventura Lapazini, Unochapecó

Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Medicina da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Aline Siqueira, Unochapecó

Aluna voluntária. Acadêmica do curso de Enfermagem da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Ana Luiza Bampi Botton, Unochapecó

Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Medicina da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Nicoly Khetrine Zilli, Unochapecó

Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Odontologia da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Ana Cristina Acorsi, Unochapecó

Coordenadora de grupo tutorial. Docente dos cursos da ACS e ACHJ da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Felipe Melo, Secretaria de Saúde de Chapecó

Preceptor de grupo. Médico vinculado à Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Saionara Barimacker, Secretaria de Saúde de Chapecó

Coordenadora do Projeto 139 (SESAU/Unochapecó). Enfermeira e Coordenadora do Setor de Planejamento e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Lapazini, B. V., Siqueira, A., Botton, A. L. B., Zilli, N. K., Acorsi, A. C., Melo, F., & Barimacker, S. (2020). Autocuidado e dependência química: rodas de conversa na Fazenda da Esperança Santa Paulina. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 35–36. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3411