O uso do Facebook pelo PET saúde litoral na educação e comunicação em saúde no enfrentamento à COVID-19

Autores

  • Marina Teani Moreira Universidade Federal do Paraná.
  • Tainá Rinas Mélo Universidade Federal do Paraná
  • Michele Cristina Dullius Universidade Federal do Paraná
  • Vinício Oliveira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Rafaela Carvalho de Amorim Prefeitura Municipal de Paranaguá
  • Jéssica Teixeira Gonçalves Prefeitura Municipal de Paranaguá.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3407

Resumo

Introdução: Sabe-se que a falta de acesso à informações de qualidade e a elevada disseminação de fake news pode representar grave impacto para a saúde no contexto da pandemia de COVID-19. Nesse sentido, o processo de educação em saúde, utilizando mídias sociais, surge como alternativa para contribuir com a difusão de informações técnicas de qualidade, atualizadas e de conteúdo acessível, considerando que as medidas de distanciamento social impulsionam o aumento de acesso online (Scheifer, 2020). Assim, o projeto de extensão “PET-Saúde/Interprofissionalidade” da Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá e em consonância com as medidas de distanciamento social, intensificou as ações de educação e comunicação sobre a saúde para o combate à COVID-19 por meio da página “PET Saúde Litoral”, no Facebook. Objetivo: Analisar o envolvimento da comunidade a partir das publicações desenvolvidas pelo PET-Saúde em sua página do Facebook, no período pré e pós implementação de medidas de enfrentamento ao Coronavírus adotadas pelo Governo do Estado do Paraná, decreto nº 4230, o qual suspendeu as aulas presenciais em escolas e universidades públicas estaduais, entre outras (Paraná, 2020). Metodologia: Foram analisados dados de interação na plataforma Facebook, referente ao mês de fevereiro de 2020 – período que antecede as medidas para o enfrentamento ao Coronavírus no Paraná – e o mês de abril de 2020 (após decreto). A partir desta ferramenta (Facebook Business: Visão Geral), foi possível verificar comparativos dos meses supracitados referentes a: 1. Reações: Curtidas e outras maneiras de as pessoas reagirem às publicações da página e; 2. Alcance Total: O número de pessoas que viram qualquer conteúdo da ou sobre a Página (Facebook, 2020). Resultados: O item Reações demonstra que a maior interação do público com as publicações da página, no mês de fevereiro, foi de apenas 2 curtidas (cliques em “curtir”) no dia 4, ultrapassando apenas o dia 5 de fevereiro, que totalizou somente 1 clique em “amei”. Já a métrica de Alcance Total demonstra um recorde mensal de visualizações no dia 3 de fevereiro, com o total de 44 acessos no dia. Houveram mais acessos no mês de abril, o qual contou com 681 visualizações no dia de maior acesso (15 de abril) e um recorde mensal de 49 reações (41 “curtir”, 7 “amei” e 1 “triste”) no mesmo dia. A soma dos valores diários de Alcance Total resulta em 134 acessos no mês de fevereiro, contra 3.274 acessos no mês de abril de 2020. Considerações Finais: O aumento percentual do Alcance Total de abril em comparação ao mês de fevereiro aponta um crescimento de mais de 2.344% e nos confirma: o aumento expressivo no alcance das publicações da página “PET Saúde – Litoral” no período de distanciamento social; e a importância do uso dessa ferramenta como meio de comunicação para o fomento da educação social na saúde, a popularização das ciências e o combate à fake news.

Palavras-chave: Coronavírus. Acesso à Informação. Rede Social.

Biografia do Autor

Marina Teani Moreira, Universidade Federal do Paraná.

Bolsista. Estudante do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil. E-mail: 

Tainá Rinas Mélo, Universidade Federal do Paraná

Docente do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. . Paraná. Brasil.

Michele Cristina Dullius, Universidade Federal do Paraná

Bolsista PET Saúde. Estudante do Curso de Bacharel em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Paraná. Brasil.

Vinício Oliveira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Tutor e coordenador de equipe. Docente do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Paraná. Brasil.

Rafaela Carvalho de Amorim, Prefeitura Municipal de Paranaguá

Preceptora PET Saúde. Nutricionista da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Paraná. Brasil.

Jéssica Teixeira Gonçalves, Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Preceptora PET Saúde. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Moreira, M. T. ., Mélo, T. R. ., Dullius, M. C. ., Silva, V. O. da ., Amorim, R. C. de ., & Gonçalves, J. T. . (2020). O uso do Facebook pelo PET saúde litoral na educação e comunicação em saúde no enfrentamento à COVID-19. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 75–76. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3407