Aspectos físicos e mentais da qualidade de vida de profissionais da educação básica do município de Paranaguá-PR

Autores

  • Lígia Panhozi de Camargo Nogueira Universidade Federal do Paraná
  • Tainá Ribas Mélo Universidade Federal do Paraná
  • Roberto Eduardo Bueno Universidade Federal do Paraná
  • Silmara Souza Lima Prefeitura Municipal de Paranaguá
  • Vanessa de Oliveira Lucchesi Prefeitura Municipal de Paranaguá
  • Evaldo Ribeiro Junior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3404

Resumo

Introdução: A Qualidade de Vida (QV) está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica e social, bem como, à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida, contexto cultural e sistema de valores e expectativas que permita uma visão ampliada sobre a condição de saúde.¹ Conforme o levantamento realizado nos departamentos de Recursos Humanos, Saúde ocupacional, Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI) e Escolas da rede municipal, foi identificado um aumento do indicativo de afastamentos de servidores com auxílio-doença, restrições e readaptações.² Na perspectiva da promoção e prevenção à saúde, criou-se o “Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor” voltadas para a saúde mental e física, com o apoio de Psiquiatra, Psicopedagoga, Psicóloga e Yoga, com parceria do Projeto PET Saúde da UFPR Litoral, de maneira a favorecer a atenção integral à saúde com articulação interprofissional e intersetorial. Objetivo: Analisar a QV de Profissionais da rede pública de ensino básico do município de Paranaguá -PR. Método: Estudo de natureza descritivo quantitativo com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do parecer nº 2.884.824. De maneira a atender uma avaliação dos componentes físicos (CF) e mentais (CM), utilizou-se o instrumento Short Form Survey (SF-12) na análise de 99 profissionais da rede municipal de Paranaguá, que responderam ao questionário. O SF-12 avalia o CF e CM para oito dimensões da QV nas últimas quatro semanas: função física, aspecto físico, dor, saúde geral, vitalidade, função social, aspecto emocional e saúde mental, além de possuir rápida e fácil aplicação. A pontuação varia em uma escala de zero a 100, os maiores escores associados a melhores níveis de QV, sendo no Brasil considerado satisfatório um escore, em média, maior que 50.³ Resultados: As profissionais avaliadas, com idade entre 19 e 60 anos (42±9), apresentaram as seguintes profissões de: Assessora (1), Educadora (43%), Pedagoga (7%) e Professora (47%), escolaridade sendo maioria graduação (47%) e 29 % com pós-graduação e as demais com superior incompleto e ensino médio completo/incompleto. Em relação a QV, por meio do SF-12, apresentam escores médios insatisfatórios para CF = 44,12 e CM = 42,04, com escores inferiores a 50 para 62% no CF e 73% no CM da amostra. Conclusão: Observa-se impacto na QV das profissionais avaliadas, tanto no componente físico, como mental, ratificando a necessidade de programas voltados à atenção de suas condições de saúde e de QV, de maneira a promover e estimular, por meio de um trabalho interprofissional, a adoção estilo de vida saudável e por consequência melhores condições de saúde para o trabalho. Observa-se a importância de um aprofundamento na investigação, a fim de compreender os fatores que influenciam nessa baixa percepção de QV considerando a integralidade da atenção em saúde.

Palavras-chave:  Qualidade de Vida. Ensino Fundamental e Médio. Docentes.

Biografia do Autor

Lígia Panhozi de Camargo Nogueira, Universidade Federal do Paraná

Bolsista do PET – Acadêmica do curso de Serviço Social. Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Paraná. Brasil.

Tainá Ribas Mélo, Universidade Federal do Paraná

Tutor do PET. Docente do curso de Saúde Coletiva. Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Paraná. Brasil.

Roberto Eduardo Bueno, Universidade Federal do Paraná

Tutor no PET. Docente do curso de Saúde Coletiva. Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Paraná. Brasil.

Silmara Souza Lima, Prefeitura Municipal de Paranaguá

Preceptora do PET- Psicóloga da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Paraná. Brasil.

Vanessa de Oliveira Lucchesi, Prefeitura Municipal de Paranaguá

Preceptora do PET - Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Paraná. Brasil.

Evaldo Ribeiro Junior, Universidade Federal do Paraná

Tutor/Coordenador de equipe PET – Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Paraná. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Nogueira, L. P. de C., Mélo, T. R., Bueno, R. E., Lima, S. S., Lucchesi, V. de O., & Ribeiro Junior, E. (2020). Aspectos físicos e mentais da qualidade de vida de profissionais da educação básica do município de Paranaguá-PR. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 29–30. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3404