PET – Saúde Interprofissionalidade

aprendizagens no uso do projeto terapêutico singular

Autores

  • Maynara Guaripuna Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Kathleen Hanna Gonçalves Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Priscila Cherley de Araújo Ortiz Secretaria Municipal de Saúde Pública. Mato Grosso do Sul
  • Adélia Delfina da Motta Silva Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3403

Resumo

Introdução: O projeto terapêutico singular (PTS) é um conjunto de condutas terapêuticas para atendimento integral, respeitando singularidades individuais, em casos complexos¹. Neste PTS, é apresentado o caso de S.R.S., 67 anos, sexo feminino, aposentada, polifármaco, diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica (HAS), depressão e diabetes mellitus (DM), pé diabético. Objetivo: Proporcionar atendimento qualificado e interprofissional, respeitando a individualidade e contexto; vivenciar trabalho em equipe, com contribuições de diferentes núcleos de conhecimento². Metodologia: Os estudantes realizaram visitas domiciliares semanais, de agosto/2019 a fevereiro/2020, com tutora e preceptoras, efetuando anamnese ampliada, escuta ativa, aferição da pressão arterial, avaliação do pé diabético, genograma e ecomapa. Metas foram estabelecidas entre equipe e S.R.S, tendo prioridades acordadas. Discutindo o caso, intervenções por núcleo de conhecimento foram organizadas, envolvendo todos os petianos, compartilhando tarefas. Resultados: O PTS de S.R.S foi construído segundo as etapas prescritas. Foram feitas visitas domiciliares com a participação de estudantes e preceptores, envolvendo os cursos de Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Nutrição. Na avaliação do pé, foram encontradas micoses interdigitais, dedos em garra, perda da sensibilidade e vascularização, obtendo classificação³ grau 2. Foram realizados: tratamento das micoses, corte adequado de unhas, hidratação da pele, cinesioterapia e orientação para uso de calçados e palmilhas ortopédicas. Orientou-se também o uso de medicamentos e controle glicêmico. A equipe atuou no contato com a Unidade de Saúde da Família (USF) para agendamentos e revisão da prescrição. Foi organizada caixa e tabela de controle do uso dos medicamentos, com descarte dos vencidos, bem como agendados horários prescritos de sua ingesta via alarme do celular. Trabalhou-se a compreensão das condições crônicas com S.R.S. e consequências no organismo, através da elaboração de atividades de educação em saúde personalizadas. S.R.S. passou a frequentar grupo de atividades físicas na Unidade de Saúde da Família (USF), ofertada pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), e foi inscrita em projeto voltado à melhoria da memória, na Universidade da 3ª Idade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Considerações Finais: As intervenções contribuíram para melhoria na qualidade de vida, gerando confiança no tratamento e vínculo com a equipe. As atividades permitiram reconhecer qualitativamente as dificuldades de conviver com condições crônicas e importância do envolvimento da equipe. A visita domiciliar mostrou-se como ferramenta potente de cuidado, envolvendo a paciente, que passou a compreender melhor sua condição e correta conduta terapêutica, proporcionando confiança no autocuidado apoiado.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Planejamento de Assistência ao Paciente.

Biografia do Autor

Maynara Guaripuna Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Acadêmica de fisioterapia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Kathleen Hanna Gonçalves Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Acadêmica de medicina. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Priscila Cherley de Araújo Ortiz, Secretaria Municipal de Saúde Pública. Mato Grosso do Sul

Preceptora. Nutricionista do NASF na Secretaria Municipal de Saúde Pública. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Adélia Delfina da Motta Silva, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenação. Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Ferreira, M. G. ., Ferreira, K. H. G. ., Ortiz, P. C. de A. ., & Silva, A. D. da M. . (2020). PET – Saúde Interprofissionalidade: aprendizagens no uso do projeto terapêutico singular. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 79–80. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3403