Aprendizagem baseada em equipes e educação em saúde

relato de experiência

Autores

  • Rafaela Prediger dos Anjos Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS
  • Fernando Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina Lorenço Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tatiana Carvalho Reis Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Liliane Patricia Plentz Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS
  • Juliana Dias Reis Pessalacia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3402

Resumo

Introdução: Diante do rápido desenvolvimento técnico-científico e das mudanças socioeconômicas e políticas a Team Based Learning (TBL), apresenta-se como uma estratégia inovadora de aprendizagem integrada e contextualizada, centrada no aluno, que tem por base a investigação para a resolução de problemas, a partir dos conhecimentos previamente adquiridos.1-2Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do grupo PET-Saúde Interprofissionalidade no desenvolvimento de atividades de educação em saúde a partir do TBL. Metodologia: Relato de experiência acerca das atividades de educação em saúde do “Gravi Dia”, realizada em uma Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde no município de Três Lagoas-MS. Buscou-se desenvolver uma roda de conversa junto às gestantes da comunidade e a equipe de saúde, informando e esclarecendo dúvidas em relação à gestação. Optou-se pelo método TBL de forma a proporcionar um ambiente motivador e cooperativo entre a equipe. Consideramos para sua implementação, as quatro etapas disponíveis na literatura: 1) preparação individual; 2) avaliação da garantia de preparo; 3) aplicação dos conceitos e 4) avaliação entre os pares.2Resultados: Na primeira etapa, fase de preparo e desenvolvimento do material, todos da equipe estavam envolvidos. Essa etapa deve envolver mais do que a simples leitura de textos. Os alunos devem estar aptos a formular questões e demonstrar o entendimento das mesmas através da síntese das informações. Na segunda etapa, foram discutidas e esclarecidas dúvidas quanto ao assunto que seria abordado, permitindo um feedback imediato para cada aluno. Como cada curso tem os conhecimentos específicos de sua área a respeito da temática abordada, houve uma troca de experiência entre os acadêmicos. Foi perceptível a falta de envolvimento de alguns acadêmicos, os quais demonstraram falta de conhecimento sobre a temática. Esta dificuldade pode ser decorrente da falta de interesse ou preparo prévio do aluno, ou do fato de apresentarem diferenças no nível de conhecimento básico sobre o assunto. Já na etapa três, a partir das orientações e dicas de todos os participantes, a equipe pode aprimorar a atividade, avistando-se o cenário prático. Na quarta e última etapa, a avaliação entre os pares foi considerada uma fragilidade, pois não ocorreu, mas sim uma avaliação da ação e do desempenho do grupo como um todo.  Após a atividade observou-se que com uma melhor organização, motivação e dedicação foi possível atingir os resultados esperados. Percebe-se a importância de realizar posteriormente a avaliação entre os pares, como estratégia de incentivar as contribuições individuais e valorizar o trabalho em equipe.  Considerações Finais: Pretende-se utilizar o TBL nas próximas atividades, buscando não somente um maior conhecimento dos participantes, mas também um aprimoramento das habilidades de comunicação, solução de problemas e colaboração interprofissional.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Educação Baseada em Competências.

Biografia do Autor

Rafaela Prediger dos Anjos, Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS

Aluna Bolsista. Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Fernando Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluno não-bolsista. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Ana Carolina Lorenço Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna bolsista. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Tatiana Carvalho Reis Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tutora. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Liliane Patricia Plentz, Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS

Tutora. Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Juliana Dias Reis Pessalacia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tutora. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Anjos, R. P. dos, Santos, F. R. dos, Mendonça, A. C. L., Martins, T. C. R., Plentz, L. P., & Pessalacia, J. D. R. (2020). Aprendizagem baseada em equipes e educação em saúde: relato de experiência. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 27–28. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3402