Aplicação da auriculoterapia em um grupo de tabagismo

relato de experiência

Autores

  • Lígia Schacht Secretaria de Saúde de Chapecó
  • Mírian Andrade Secretaria de Saúde de Chapecó
  • Samuel Spiegelberg Zuge Unochapecó
  • Leandra Regina Otowicz Unochapecó
  • Adriane Pagani Unochapecó
  • Samara Rena Martini Dal Bello Unochapecó
  • Saionara Barimacker Secretaria de Saúde de Chapecó
  • Ana Cristina Acorsi Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3396

Resumo

Introdução: O tabagismo é considerado um problema de saúde pública, sendo a principal causa de morte evitável no mundo e seus malefícios estão associados a mais de 50 tipos de doenças. Neste contexto, torna-se relevante a articulação das práticas integrativas, dentre elas a auriculoterapia, para pessoas tabagistas.1 Essas práticas buscam substituir modelos de atenção biomédicos, por práticas que favoreçam a integralidade dos cuidados à saúde, por meio da prevenção e promoção de saúde, impactando na qualidade de vida das pessoas,2 bem como incentivar os participantes para que consigam diminuir ou cessar com o hábito de fumar.2Objetivo: relatar a experiência do grupo Pet-Saúde na aplicação da auriculoterapia em um grupo de tabagismo de um Centro de Saúde da Família (CSF). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma intervenção de auriculoterapia realizada pelo Grupo Pet-Saúde no Grupo de Tabagismo do CSF Cristo Rei do município de Chapecó, que tinha o intuito de aliviar sintomas físicos e emocionais principalmente em relação à ansiedade, advindos da abstinência à nicotina. Foram realizados nove encontros com o grupo de tabagismo, das quais eram divididos em dois momentos. O primeiro momento envolvia uma roda de conversa a fim de os tabagistas socializarem e problematizarem sobre as dificuldades e facilidades em relação ao tabagismo. O segundo momento envolvia a aplicação da auriculoterapia, com sementes de mostarda, sendo utilizado os pontos auriculares previstos no protocolo para tabagismo: shen men, simpático, pulmão superior e inferior, fígado e rim. Resultados: A auriculoterapia favoreceu a integralidade do cuidado com vistas a melhoria da qualidade de vida dos integrantes do grupo de tabagismo. Os resultados positivos, tanto físicos como psicoemocionais, foram verificados já nas primeiras sessões, apontando para a efetividade da prática em um curto período. Tal experiência permitiu identificar a prática da auriculoterapia como medida de promoção e recuperação da saúde do paciente tabagista, além disso, a adesão à auriculoterapia pode ainda contribuir para avaliar a necessidade ou a minimização da utilização de fármacos, uma vez que, esta técnica tem se mostrado de baixo custo, ampla aceitação e com resultados promissores para inúmeras intervenções terapêuticas, incluindo controle da vontade de fumar e auxiliar frente à abstinência. Considerações finais: A auriculoterapia mostrou-se promissora neste contexto, podendo trazer benefícios diretos aos pacientes tabagistas, em relação à disposição para cessar com o hábito de fumar e diminuição da ansiedade quanto para a promoção da qualidade de vida. Além disso, torna-se relevante enfatizar que a auriculoterapia pode ser estendida à toda população e realizada com o objetivo de minimizar condições patológicas e contribuir para a melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave: Auriculoterapia. Tabagismo. Práticas interdisciplinares.

Biografia do Autor

Lígia Schacht, Secretaria de Saúde de Chapecó

Preceptor de Grupo. Enfermeira ligada a Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Mírian Andrade, Secretaria de Saúde de Chapecó

Preceptor de Grupo. Enfermeira ligada a Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Samuel Spiegelberg Zuge, Unochapecó

Tutor de Grupo. Docente dos cursos de graduação da área das ciências da saúde da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Leandra Regina Otowicz, Unochapecó

Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Psicologia da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Adriane Pagani, Unochapecó

Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Nutrição da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Samara Rena Martini Dal Bello, Unochapecó

Aluna bolsista. Acadêmica do curso de Fisioterapia da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Saionara Barimacker, Secretaria de Saúde de Chapecó

Coordenadora do Projeto 139 (SESAU/Unochapecó). Enfermeira e Coordenadora do Setor de Planejamento e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Ana Cristina Acorsi, Unochapecó

Coordenadora de Grupo Tutorial. Docente dos Cursos da ACS e ACHJ da Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Schacht, L., Andrade, M., Zuge, S. S., Otowicz, L. R., Pagani, A., Dal Bello, S. R. M., Barimacker, S., & Acorsi, A. C. (2020). Aplicação da auriculoterapia em um grupo de tabagismo: relato de experiência. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 23–24. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3396