Prevenção ao suicídio na atenção primária em saúde

vivência do PET – saúde interprofissionalidade

Autores

  • Cristina dos Santos Padilha Secretaria de Saúde de Chapecó.
  • Annelise Piola Casarin Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Bruna de Campos Guerreiro Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Shawanda Abreu Oliveira Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Jalini Pavão Prefeitura Municipal de Chapecó
  • Clarisse Fotes Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Márcia Eduarda Mokwa Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Scheila Marcon Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3392

Resumo

Introdução: No Brasil, o suicídio está entre as principais causas de morte externa entre adultos jovens do sexo masculino, de 29 a 39 anos, chegando, no ano de 2015, na mesma faixa etária e sexo, ser a terceira principal causa. Entre 2011 e 2015, nos indivíduos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 20 anos, a primeira causa de suicídio foi o enforcamento, seguida por intoxicações exógenas1. Considerando que a Atenção Primária é porta de entrada dos usuários nos serviços de saúde e conta com profissionais conhecedores das peculiaridades de sua comunidade, a realização do primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde mostra-se essencial para a percepção dos sintomas iniciais de modo a reconhecer a ideação suicida. Aliado a isso, as campanhas de prevenção ao suicídio estão baseadas em estudos que evidenciam que falar sobre o tema é uma das formas de prevenir o fenômeno2. Objetivo: Relatar uma atividade de Educação em Saúde realizada em comunidades de abrangência de um Centro de Saúde da Família de Chapecó, sobre o tema suicídio. Metodologia: A atividade foi desenvolvida por uma equipe do PET-Saúde Interprofissionalidade e profissionais do Centro de Saúde, no período de março a junho de 2019, que por meio de um grupo programático denominado “Saúde na Comunidade”, visitaram quatro comunidades de contextos urbano e rural e convidaram a população a pensar sobre o suicídio. Com o auxílio de um cartaz, que apresentava o desenho de uma pessoa cabisbaixa e com o olhar triste, eram narrados seu estado de humor deprimido e seus pensamentos suicidas. Em seguida as pessoas da comunidade foram convidadas a elaborar perguntas e frases de apoio que poderiam ser direcionadas ao personagem. Resultados: A técnica possibilitou que as pessoas participassem da atividade e falassem sobre um tema que para muitos ainda é considerado um “tabu”. Os participantes narraram histórias de suicídio vivenciadas e expressaram sentimentos de tristeza e consolo, o que contribuiu para o vínculo entre os usuários e destes com os profissionais e acadêmicos. Ao mesmo tempo foi explicado para a comunidade o fluxo de atenção em saúde mental em casos de ideação/planejamento suicida. A prevenção ao suicídio é baseada na atenção ao outro, aos seus silêncios, recolhimento social, aos eventuais e sutis pedidos de ajuda. No sistema de saúde, os profissionais da Atenção Básica, assim como os que atuam nas unidades de emergência, são tão estratégicos quanto psicólogos, psicoterapeutas e psiquiatras, auxiliando na abordagem sistêmica de prevenção e na intervenção rápida para quem está sofrendo. Considerações Finais: A atividade propiciou uma rica discussão com a comunidade sobre um tema de extrema relevância. Promoveu ainda um momento de construção coletiva, de reflexão, de aprendizado e interação entre os acadêmicos e os profissionais de saúde e com a comunidade. Espera-se que ações como essas contribuam para a prevenção de novos casos de suicídio.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Saúde Mental. Suicídio.

Biografia do Autor

Cristina dos Santos Padilha, Secretaria de Saúde de Chapecó.

Preceptora do PET-Saúde Interprofissionalidade. Psicóloga da Secretaria de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Annelise Piola Casarin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Bolsista do Pet-Saúde Interprofissionalidade. Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Bruna de Campos Guerreiro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Bolsista do PET-Saúde Interprofissionalidade. Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Shawanda Abreu Oliveira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Voluntária do Pet-Saúde Interprofissionalidade. Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Jalini Pavão, Prefeitura Municipal de Chapecó

Preceptora PET-Saúde Interprofissionalidade. Médica da Prefeitura Municipal de Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Clarisse Fotes, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Voluntária do PET-Saúde Interprofissionalidade. Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.

Márcia Eduarda Mokwa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Bolsista PET-Saúde Interprofissionalidade. Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Santa Catarina. Brasil.  

Scheila Marcon, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Tutora coordenadora do PET-Saúde Interprofissionalidade. Docente do curso de Farmácia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapeco. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Padilha, C. dos S. ., Casarin, A. P. ., Guerreiro, B. de C., Oliveira, S. A. ., Pavão, J. ., Fotes, C. ., Mokwa, M. E. ., & Marcon, S. . (2020). Prevenção ao suicídio na atenção primária em saúde: vivência do PET – saúde interprofissionalidade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 91–92. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3392