Relato de experiência

cartas que motivam em tempos difíceis

Autores

  • Miriam Vitória Rodrigues dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eduarda Luiza Maciel da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rangeli Basso Carminatti Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó
  • Andressa Agnolin De Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daciele Paola Preci Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvana dos Santos Zanotelli Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3388

Resumo

Introdução: O alto desempenho profissional está intrinsecamente relacionado à motivação e satisfação, sendo proporcional ao reconhecimento e equilíbrio na carga laboral1. Tendo em vista o momento de pandemia vivenciado e diante da suspensão das ações presenciais nos Centros de Saúde da Família (CSF), membros de um subgrupo do Programa PET - Saúde/Interprofissionalidade verificaram a necessidade de (re)aprender novas formas de trabalho, de comunicação e de apoio às equipes de saúde do CSF, no qual o grupo está inserido. Nesse sentido, perante o conhecimento de relatos por profissionais de saúde atuantes na linha de frente sobre a sobrecarga de trabalho e risco iminente de exposição ao coronavírus, com consequente desgaste físico e psicológico, desmotivação e aumento do número de solicitações de afastamento do trabalho, gerou-se uma inquietação dentre os membros do PET e, a partir de discussões e reflexões sobre como contribuir com o CSF, mesmo à distância, entendeu-se que seria possível manifestar apoio e reconhecimento aos profissionais por meio de palavras escritas. Objetivo: Relatar a experiência da escrita de cartas de apoio e agradecimento aos profissionais de saúde do CSF Leste do município de Chapecó-SC. Metodologia: Foi realizado um levantamento pelas preceptoras de todos os trabalhadores do CSF, sendo contabilizados 52 profissionais em atuação em maio de 2020. Cada um dos 13 integrantes ficou responsável em escrever uma carta para 4 profissionais selecionados de forma aleatória, com palavras solidárias e de agradecimento, de cunho pessoal e espontâneo. As cartas foram digitalizadas e enviadas para impressão pela coordenadora do grupo, que fez a entrega presencialmente aos profissionais no CSF junto com um bombom. Resultados: O contentamento da equipe foi imediato ao recebimento das cartas que, tão logo, expressaram sua gratidão por meio de mensagens no grupo de WhatsApp e redes sociais, com recados como: “Muito grata pelo carinho, pessoas como vocês é que fazem a diferença”; “Muito bom receber esse carinho em tempos difíceis”; e “Gratidão pela mensagem de apoio e reconhecimento e pela doçura do bombom”. Em reunião virtual, a avaliação da atividade foi positiva, atingindo o objetivo proposto, ao demonstrar que é possível contribuir com a UBS, mesmo que à distância. Considerações Finais: A atividade das cartas foi considerada importante, tanto para membros do PET, quanto aos profissionais, uma vez que gerou reflexão sobre o momento vivenciado e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde no cotidiano, que além dispensar cuidado com o outro, também precisa zelar por sua saúde, especialmente a mental. Por fim, esta apresentou-se como uma boa ferramenta de aproximação interprofissional à equipe ao superar a distância física, motivar e encorajar a realização do seu trabalho de forma mais efetiva, além de instigar o grupo PET a criar outras maneiras de contribuir com as equipes de saúde.

Palavras-chave: Carta. Pandemia. Motivação. Saúde do trabalhador.

Biografia do Autor

Miriam Vitória Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Voluntária do PET. Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Eduarda Luiza Maciel da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Voluntária do PET. Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Rangeli Basso Carminatti, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó

Preceptora PET. Farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. Santa Catarina. Brasil. 

Andressa Agnolin De Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bolsista do PET. Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Santa Catarina. Brasil.

Daciele Paola Preci, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bolsista do PET. Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Santa Catarina. Brasil.

Silvana dos Santos Zanotelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Coordenadora de grupo PET. Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Santos, M. V. R. dos ., Silva, E. L. M. da, Carminatti, R. B. ., Oliveira, A. A. D. ., Preci, D. P. ., & Zanotelli, S. dos S. . (2020). Relato de experiência: cartas que motivam em tempos difíceis. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 95–96. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3388