Saúde e tecnologia

construção de um Podcast sobre experiências exitosas entre participantes do PET-saúde/interprofissionalidade

Autores

  • Ana Paula Schultz Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lilian Baseggio Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luciana de Azevedo Secretaria de Saúde do Município de Chapecó
  • Jackson Gerson da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cláudio Claudino da Silva Filho Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3382

Resumo

Introdução: Com o grande avanço e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tanto no Brasil como no mundo, percebe-se o vasto espaço que essas ferramentas vêm ganhando, seja em pesquisas ou até no cotidiano em saúde¹. A sociedade necessita se adaptar aos novos meios de busca por informações e notícias nas diversas áreas, sendo as TIC importantes para transmitir dados e informações, mediante estratégias visuais, vídeos ou áudios (como os chamados Podcast). Essa ferramenta constitui-se em um áudio com intuito de repassar informações sobre assuntos das mais diversas áreas, e no âmbito da saúde, se tornou um meio que facilita e auxilia na busca por conhecimentos fidedignos e cientificamente comprovados, em tempos de fake news (para além do cenário pandêmico)². Objetivo: Relatar a experiência da construção de um Podcast realizado entre participantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma ação realizada no mês de maio do ano de 2020, pelo projeto PET-Saúde/Interprofissionalidade número 140. Conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó-SC (SESAU), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), através da participação de profissionais e docentes de distintas áreas, e de discentes da Enfermagem, Medicina, Psicologia e Educação Física. O tema do podcast foi: “O que são e quais foram as experiências exitosas no contexto do PET-Saúde Interprofissionalidade?” Resultados: A pandemia causada pelo novo coronavírus traz à tona a necessidade de renovação e adaptação ao “novo normal”. Assim, a construção de um podcast sobre experiências exitosas, fez com que sejam repensadas vivências interprofissionais que geraram sentido e significado para o grupo. O uso dessa estratégia de áudio fez emergir algumas dificuldades e limitações, sobretudo na composição/roteiro, edição e manuseio da ferramenta. Contudo, esse contato com a tecnologia, juntamente com os profissionais de saúde que atuam na ponta e linha de frente do enfrentamento pandêmico, foi produtivo, pois fez emergir elementos valiosos para interprofissionalidade, como criatividade, criticidade, preocupação em transmitir informações de forma didática, e consequente busca por novas estratégias, como essa, para o momento pandêmico. Refletir sobre o que pode ser considerado exitoso, em si, ressignificou representações superficiais do complexo contexto onde o projeto atua, agora, remotamente. Considerações Finais: A aproximação da universidade (estudantes e professores de distintas áreas) com os serviços de saúde (profissionais da atenção básica), proporcionou numerosas e valiosas experiências interprofissionais, e a realização de um podcast representa um exercício de reflexão crítica, trabalho em equipe, e adaptação à novas linguagens.

Palavras-chave: Educação Interprofissional. Educação em Saúde. Pandemia. Webcast. Tecnologia.

Biografia do Autor

Ana Paula Schultz , Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Santa Catarina, Campus Chapecó - SC. Bolsista do PET-Saúde/Interprofissionalidade - Projeto 140 - SESAU Chapecó-SC/UFFS/UDESC/UNOESC. Santa Catarina. Brasil.

Lilian Baseggio , Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó - SC. Bolsista do PET-Saúde/Interprofissionalidade - Projeto 140 - SESAU Chapecó-SC/UFFS/UDESC/UNOESC. Santa Catarina. Brasil.

Luciana de Azevedo , Secretaria de Saúde do Município de Chapecó

Psicóloga, Coordenadora de Saúde Mental do Município de Chapecó, Secretaria de Saúde do Município de Chapecó-SC, Preceptora bolsistado PET-Saúde/Interprofissionalidade - Projeto 140 - SESAU Chapeco?- SC/UFFS/UDESC/UNOESC. Santa Catarina. Brasil.

Jackson Gerson da Silva , Universidade do Oeste de Santa Catarina

Profissional de Educação Física, Professor, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Chapecó-SC,Tutor bolsista do PET-Saúde/Interprofissionalidade - Projeto 140 - SESAU Chapeco? - SC/UFFS/UDESC/UNOESC. Santa Catarina. Brasil.

Cláudio Claudino da Silva Filho , Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, Coordenador de grupo tutorial no PET-Saúde / Interprofissionalidade no PET-Saúde/Interprofissionalidade - Projeto 140 - SESAU Chapeco?- SC/UFFS/UDESC/UNOESC. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Schultz , A. P. ., Baseggio , L. ., Azevedo , L. de, Silva , J. G. da ., & Silva Filho , C. C. da . (2020). Saúde e tecnologia: construção de um Podcast sobre experiências exitosas entre participantes do PET-saúde/interprofissionalidade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 101–102. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3382