A importância da etapa de avaliação como ferramenta pedagógica no grupo PET-Saúde Interprofissionalidade

Autores

  • Lucas Gerke Cordeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rhandra Grubert Gonzaga Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Thaylla Mwryha Maciel Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andressa Conceição Contò Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Camila de Carvalho Krugel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Bruno dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3381

Resumo

Introdução: A estrutura de trabalho-educação apresentada pelo Marco para a Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa OPAS/OMS, oportunizou a elaboração de novas propostas teóricas e práticas para formação em saúde, de modo a promover uma singularidade na abordagem de ensino para graduandos e profissionais da saúde. Ao se considerar a relevância do exercício pedagógico utilizado nos grupos PET-Saúde EIP, de planejamento, execução, avaliação e monitoramento no decorrer do trabalho, destaca-se a importância da etapa de avaliação. O planejamento teórico e a implementação na prática, proporciona o engajamento pessoal das percepções individuais dos membros, sejam elas, boas ou ruins, no dia a dia das atividades com o propósito de proporcionar melhorias no processo de trabalho. Objetivo: Relatar o impacto da implementação de uma abordagem pedagógica na avaliação do processo de trabalho para o amadurecimento coletivo de grupo PET/Saúde de Campo Grande - MS. Metodologia: Utiliza-se a dinâmica de grupo: “Que bom! Que pena! Que tal?”¹ para avaliação processual pós-intervenção. A atividade é conduzida por um aluno mediador, previamente escolhido, e acontece sempre ao fim das reuniões, de forma a conduzir um fechamento do dia após as atividades propostas e os encaminhamentos serem devidamente concluídos. Por meio de uma roda de conversa, pede-se para cada integrante do grupo relate suas percepções e reflexões acerca do que aconteceu no dia, tanto a respeito das atividades feitas, quanto ao trabalho em equipe, planejamento, assiduidade de membros ou comportamentos, sendo o relato norteado dinâmica grupal citada, com ênfase na determinação de soluções para o aperfeiçoamento do processo de trabalho. Resultados: A estratégia pedagógica adotada trouxe melhora na confiança entre todos os integrantes, incentivou a participação mais ativa de todos na captação de ideias e percepções que poderiam contribuir em futuras ações. Dinamizou o trabalho em grupo, cessou a atitude passiva de alguns membros, evidenciou a importância do aumento do protagonismo dos acadêmicos e o seu empoderamento para a tomada das decisões. Considerações Finais: O momento de avaliação em forma de dinâmica permitiu maior compartilhamento de ideias, incentivou a atuação de estudantes e garantiu uma maior interação entre os participantes, professores e preceptores. A utilização desta ferramenta trouxe um enriquecimento enorme para o grupo quanto à comunicação, harmonia entre os integrantes, clareza de opiniões e dos papéis de cada um, além de, romper a hierarquização que havia entre preceptores e alunos, o que favoreceu a relação e o trabalho interpessoal na equipe.   

Palavras-chave: Interprofissionalismo. Prática Colaborativa. Aperfeiçoamento de Equipe.

Biografia do Autor

Lucas Gerke Cordeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante no PET. Graduando em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Rhandra Grubert Gonzaga Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante no PET. Graduando em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Thaylla Mwryha Maciel Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante no PET. Graduando em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Andressa Conceição Contò, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante no PET. Graduando em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Camila de Carvalho Krugel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante no PET. Graduando em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Daniela Bruno dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante no PET. Graduando em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenador do grupo PET. Docente de enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Cordeiro, L. G., Maciel, R. G. G., Bueno, T. M. M., Contò, A. C., Krugel, C. de C., Santos, D. B. dos, & Almeida, R. G. dos S. (2020). A importância da etapa de avaliação como ferramenta pedagógica no grupo PET-Saúde Interprofissionalidade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 8–9. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3381