A formação interdisciplinar em saúde

desafios e potencialidades

Autores

  • Giovani Pereira Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde
  • Bruna Menezes Mincov Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde
  • Luisa Denise Portes de Lima da Cruz Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde
  • Amanda Cristina Rocha Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde
  • Marleci de Oliveira Pontes Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde
  • Regina Maria Ferreira Lang Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3379

Resumo

Introdução: O PET-Saúde/Interprofissionalidade é vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aos municípios de Curitiba e Piraquara. O projeto é formado por seis grupos com foco em temas específicos e interligados, um deles é denominado: “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, com atuação pautada no fortalecimento da participação da comunidade na formulação, fiscalização e execução das políticas públicas de Saúde. O grupo é composto pelos seguintes cursos: Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. A interprofissionalidade é considerada como a principal estratégia que possibilita aos profissionais, docentes e estudantes de diferentes formações o compartilhamento de seus conhecimentos e experiências em uma prática profissional integrada, elaborada e executada coletivamente. Objetivo: Relatar a experiência do grupo “Educação Popular, Mobilização e Controle Social”, destacando as potencialidades e dificuldades da interprofissionalidade para a formação acadêmica e experiência profissional. Metodologia: Relato de experiência das ações desenvolvidas e de reflexões geradas no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2020, com foco na participação e controle social direcionados pelas discussões e atividades interprofissionais realizadas pelo grupo. Resultados: Por meio das atividades realizadas junto à comunidade do município de Piraquara, além de rodas de conversa entre os participantes do grupo, foi possível ressaltar as potencialidades e barreiras vivenciadas em relação ao trabalho interprofissional¹. No decorrer do desenvolvimento das ações percebeu-se o crescente domínio na incorporação da interprofissionalidade pelos integrantes, a qual se mostra como a grande fortaleza do projeto, devido à pouca exploração desta ferramenta dentro das unidades curriculares ofertadas pelos diversos cursos da saúde nas universidades brasileiras². O período de atuação na Atenção Básica, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Secretaria Municipal de Saúde com diversos profissionais, possibilitou o aprofundamento do conhecimento teórico-prático em relação ao conceito do controle social e também sobre os desafios de variados segmentos populacionais para este exercício democrático³, dentre eles podemos destacar a pouca disponibilidade de horário entre os cidadãos. A vivência proporcionada pela proximidade com os locais de atuação também colaborou com a elaboração e execução de intervenções mais precisas em relação às demandas regionais singulares, tanto individuais como coletivas. Considerações Finais: O projeto interprofissional contribui sobremaneira para a formação dos estudantes por meio do diálogo entre os diferentes profissionais, estabelecendo-se como uma forma profícua para integrar na teoria e na prática distintos conhecimentos.

Palavras-chave: Participação Social; Interdisciplinaridade; Formação profissional em saúde.

Biografia do Autor

Giovani Pereira, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde

Discente Bolsista. PET Saúde/Interprofissionalidade - Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde. Brasil.

Bruna Menezes Mincov, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde

Discente Voluntária. PET Saúde/Interprofissionalidade - Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde. Brasil.

Luisa Denise Portes de Lima da Cruz, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde

Preceptora. PET Saúde/Interprofissionalidade - Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde. Brasil.

Amanda Cristina Rocha, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde

Preceptora. PET Saúde/Interprofissionalidade - Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde. Brasil.

Marleci de Oliveira Pontes, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde

Preceptora. PET Saúde/Interprofissionalidade - Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde. Brasil.

Regina Maria Ferreira Lang, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde

Tutora. PET Saúde/Interprofissionalidade - Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Pereira, G., Mincov, B. M., Cruz, L. D. P. de L. da, Rocha, A. C., Pontes, M. de O., & Lang, R. M. F. (2020). A formação interdisciplinar em saúde: desafios e potencialidades. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 6–7. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3379