Perfil dos pacientes em tratamento para HIV/AIDS e fatores determinantes na adesão ao tratamento antirretroviral

Autores

  • Grasielly Cristina Alves Universidade do Contestado - UnC
  • Luciana Maria Mazon Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.318

Palavras-chave:

Tratamento, HIV/AIDS, Pacientes.

Resumo

A infecção pelo HIV consiste em um dos grandes problemas contemporâneos da Saúde Pública, trazendo implicações para a sociedade em diversas dimensões, além de implicações físicas e psíquicas. O objetivo do estudo foi determinar o perfil e as estratégias de adesão ao tratamento de pacientes portadores do HIV/AIDS de um município do Norte Catarinense. Tratou-se de uma pesquisa de campo quali-quantitava, em que participaram oito portadores da doença com idade entre 35 a 65 anos. Os resultados evidenciaram que a região em estudo apresenta baixos índices de abandono ao tratamento do HIV/AIDS e baixo índice de letalidade pela doença. Quanto aos sujeitos estudados, observou-se que 100% se encontram em acompanhamento, tendo apontado que os motivos que mais dificultam o tratamento é a adaptação ao medicamento, principalmente no que se refere aos efeitos colaterais dos mesmos e a adequação aos horários. O estudo permitiu identificar ainda, a partir dos relatos, que o processo adequado de aconselhamento e acolhimento dos profissionais de saúde é um mecanismo estratégico para a qualidade do diagnóstico da doença e da atenção à saúde.

Biografia do Autor

Luciana Maria Mazon, Universidade do Contestado - UnC

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, com especialização em Gestão Pública em Saúde pela UFPR. Mestranda do curso de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade do Contestado/UnC. Atualmente é servidora pública atuante na área de saúde coletiva e docente da Universidade do Contestado Campus Mafra.

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Alves, G. C., & Mazon, L. M. (2013). Perfil dos pacientes em tratamento para HIV/AIDS e fatores determinantes na adesão ao tratamento antirretroviral. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(2), 81–94. https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.318

Edição

Seção

Artigos