Conjugalidade e infecção pelo vírus da imunodeficiência humana

mudanças na relação após o diagnóstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.3164

Resumo

Objetivo: Este artigo analisa as mudanças conjugais ocorridas após diagnóstico de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas nove pessoas soropositivas que participam de um Grupo de Apoio para portadores de HIV em um município de Santa Catarina, Brasil. Os dados foram analisados segundo os pressupostos da análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: Identificou-se diversidade de manifestações e alterações nos relacionamentos conjugais após o diagnóstico. Alguns entrevistados informaram que deixarem de ter relação sexual ou apresentaram uma diminuição da atividade sexual. Relataram também o medo de contaminar outras pessoas. Conclusão: Apesar de sentimentos negativos como ciúme, mágoa, revolta, raiva, decepção, distanciamento permearam os relatos, o apoio do cônjuge quanto à realização do tratamento não deixou de existir.

Palavras-chave: HIV. Sistema de Apoio Psicossocial. Relações de casais

Biografia do Autor

Martha Caroline Henning Geronasso, Universidade do Contestado

Psicóloga, Mestre em psicologia. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Ivonete Emmerich Pacheco, Universidade do Contestado

Psicóloga, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente do Departamento de Psicologia pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Luciana Maria Mazon, Instituto Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Saúde Coletiva pela UFSC. Atualmente é docente do Departamento de Saúde e Serviços do Instituto Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Geronasso, M. C. H., Pacheco, I. E., & Mazon, L. M. (2020). Conjugalidade e infecção pelo vírus da imunodeficiência humana: mudanças na relação após o diagnóstico. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 276–288. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.3164

Edição

Seção

Artigos