Adesão a prática de atividade física em indivíduos de 40 a 60 anos no município da Lapa – PR

Autores

  • Daniele Padilha Carvalho Universidade do Contestado - UnC
  • Daniel Rogério Petreça Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.303

Palavras-chave:

Atividade Física, Qualidade de Vida, Motivação.

Resumo

O envelhecimento é inevitável, porém há formas de desacelerar esse processo. Uma delas é a manutenção da prática regular de atividade física associada hábitos saudáveis (alimentação equilibrada, comportamentos preventivos) podem auxiliar as pessoas de todas as faixas etárias, principalmente na meia-idade e na velhice, a tornarem-se indivíduos mais ativos diminuindo os riscos de redução de capacidade funcional e aumentando autonomia. O objetivo desta pesquisa foi analisar os motivos de adesão à prática de atividade física em um programa do município da Lapa-PR, através da Escala de Medida de Motivos para Atividade Física Revisada (MPAM-R). A amostra foi composta por 75 indivíduos de ambos os gêneros, 64 mulheres e 11 homens, com idade entre 40 e 60 anos, praticantes de atividade física igual ou superior a um ano. Os resultados encontrados identificaram que os motivos saúde e lazer ambas com 32%, são os motivos principais da adesão, seguidos pela estética com 15%, social com 14% e competição com 7%. Concluído que quanto mais velhos os indivíduos ficam maior a preocupação com saúde e o lazer, porém muitos ainda esperam uma ordem médica para dar inicio a uma prática de atividade física.

Biografia do Autor

Daniele Padilha Carvalho, Universidade do Contestado - UnC

Licenciada e Bacharel em Educação Fisica, pela UnC, professora de musculação, natação infantil e adulto, coordenadora de núcleo do Projeto Segundo Tempo na cidade da Lapa-PR, técnica da modalidade de futsal feminino do município da Lapa-PR.

Daniel Rogério Petreça, Universidade do Contestado - UnC

Mestre em Atividade Fisica e Saúde, Professor titular em Atividade Fisica e Saúde da UnC, membro de pesquisa do NUPESC

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Carvalho, D. P., & Petreça, D. R. (2013). Adesão a prática de atividade física em indivíduos de 40 a 60 anos no município da Lapa – PR. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(2), 53–65. https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.303

Edição

Seção

Artigos