Influência de disciplinas da área da saúde e ambiental sobre universitários

Autores

  • Leandro Darc da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Cynthia de Barros Mansur Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.301

Palavras-chave:

Educação ambiental. Educação em saúde. Saúde e meio ambiente.

Resumo

O cenário onde o ser humano vive na atualidade vem passando por várias modificações decorrentes das ações destrutivas do homem na natureza. Essas ações atuam diretamente na saúde das comunidades agravando e propiciando o aparecimento de doenças. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a maneira como a educação em saúde e a educação ambiental são compreendidas pelos universitários que possuem em sua grade curricular da graduação uma disciplina relacionada ou às questões de saúde ou de meio ambiente, bem como, comparar com os acadêmicos que não as possuem em sua grade de ensino. Usou-se como metodologia um instrumento com questões abertas e fechadas onde os entrevistados definiram suas opiniões a respeito da educação ambiental e educação em saúde. Os instrumentos foram aplicados a acadêmicos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Dourados, MS, nos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem, representando os universitários que apresentam as disciplinas na grade curricular e nos cursos de Física e Ciência da Computação, representando aqueles que não possuem as disciplinas em sua grade curricular. Observou-se que o ambiente é visto na grande maioria dos casos como algo externo ao ser humano e as ideias apresentadas não envolvem uma visão crítica a respeito dos conceitos estudados na pesquisa. Conclui-se que tais temas necessitam de uma maior inserção no ensino público do país, desde seus primórdios até ao nível superior.

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Publicado

2013-03-11

Como Citar

Silva, L. D. da, & Mansur, C. de B. (2013). Influência de disciplinas da área da saúde e ambiental sobre universitários. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(2), 95–104. https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.301

Edição

Seção

Artigos