Avaliação de polimorfonucleares (PMNs) séricos e peroxidação lipídica de tabagistas e não tabagistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v10.2909

Resumo

Introdução: O tabagismo é considerado uma epidemia mundial e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de cinco milhões de pessoas morre a cada ano em consequência das doenças relacionadas ao tabaco. O tabaco, além de vários efeitos nocivos, está relacionado com aumento das células de defesa. Objetivo: Avaliar a viabilidade de células polimorfonucleares (PMNs) e o dano oxidativo no sangue de indivíduos fumantes e não fumantes através da formação de espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS). Metodologia: Foram avaliados 22 voluntários (ambos os sexos): 11 fumantes e 11 não fumantes. Após responderem um questionário sobre dependência do tabaco, amostras de sangue foram obtidas por punção venosa, sendo parte das mesmas destinadas para análise no microscópio de luz para avaliar a viabilidade dos PMNs e parte para análise da formação de TBARS. Resultados: Os dados demonstraram que 18% possuem grau de dependência à nicotina baixo, 27% dos tabagistas possuem grau de dependência médio e 18% considerados com nível de dependência à nicotina elevada. Com relação à viabilidade dos PMNs e a formação de TBARS, nenhuma diferença significativa foi observada entre os grupos tabagistas e não tabagistas, embora o grupo tabagistas apresentou uma diminuição na porcentagem da viabilidade dos PMNs. Conclusão: Os dados demonstraram que a maior percentagem dos participantes possui um grau médio de dependência à nicotina, A viabilidade dos PMNs e a formação de TBARS não foi alterada entre os grupos tabagistas e não tabagistas, embora o grupo tabagistas apresentou uma diminuição na porcentagem da viabilidade dos PMNs.

Palavras-chave: Tabaco. Sistema imune. Polimorfonucleares. TBARS.

Biografia do Autor

Leandra Celso Constantino, Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino.  Rio de Janeiro. Brasil.

Alexsandra Vilarino, Universidade do Contestado

Graduada em Farmácia. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Isabella Huttener da Cruz, Universidade do Contestado

Graduada em Farmácia. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Thais Humenhuk, Universidade do Contestado

Graduada em Farmácia. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Jessica Angelita de Andrade, Universidade do Contestado

Graduada em Enfermagem. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Andreia Gapsky, Universidade do Contestado

Graduada em Farmácia. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Fabiana Kalyne Ludka, Universidade do Contestado

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretora do Campus da Universidade do Contestado, Campus Canoinhas.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Constantino, L. C., Vilarino, A. ., Cruz, I. H. da, Humenhuk, T., Andrade, J. A. de, Gapsky, A., & Ludka, F. K. (2021). Avaliação de polimorfonucleares (PMNs) séricos e peroxidação lipídica de tabagistas e não tabagistas. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 10, 241–253. https://doi.org/10.24302/sma.v10.2909

Edição

Seção

Artigos