Inatividade física em populações indígenas residentes em zona urbana na América do Sul

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2904

Resumo

Embora a inatividade física esteja relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas não-transmissíveis, existe pouca pesquisa publicada sobre a saúde de populações indígenas em área urbana nos países da América do Sul. O presente estudo conduziu revisão sistemática da literatura investigando a inatividade física em populações indígenas residindo em área urbana na América do Sul, identificando as prevalências encontradas, o instrumento utilizado para mensuração e o país de publicação. Realizou-se busca nas bases de dados Medline, Embase, ERIC, PsycInfo, Scopus, Web of Science, Scielo, teses e dissertações considerando descritores definidos. Considerou-se como critérios de inclusão: ser estudo com dados populacionais primários ou secundários, com populações indígenas residindo em área urbana em país da América do Sul, publicados entre os anos de 2008 a 2018. Ao final, 5 registros foram analisados na íntegra e tratavam de populações indígenas no Brasil, com prevalências de inatividade física variando de 28,8% a 64,5% da população, coletadas por meio de questionários variados. Em 3 estudos a inatividade física mensurada foi maior que a registrada para a população não-indígena urbana no Brasil no ano de 2013. Constituem limitações a pouca generalização dos dados dos estudos e a diversidade dos instrumentos utilizados. A temática da inatividade física em populações indígenas em área urbana é recente e necessária a um novo conceito de saúde indígena que considere esta parcela da população. Sugere-se que futuros estudos abranjam os países do Caribe e América Central, em especial.

Palavras-chave: Exercício Físico. Povos indígenas. América do Sul.

Biografia do Autor

Marcelo Rocha Radicchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública. Docente da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (UFAM). Amazonas. Brasil.

Thiago Ferreira de Lima, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Biotecnologia. Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Amazonas. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Radicchi, M. R., & Lima, T. F. de. (2020). Inatividade física em populações indígenas residentes em zona urbana na América do Sul: uma revisão sistemática. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 248–263. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2904

Edição

Seção

Artigos