Mortalidade de mulheres em idade fértil, infantil e casos de câncer do colo de útero no Planalto Norte Catarinense no período de 2006 a 2010

Autores

  • Marcia Moro Grein Universidade do Contestado - UnC
  • Camila Junkes
  • Adriana Moro Wieczorkievicz Universidade do Contestado - UnC
  • Maria Luiza Millani Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.290

Palavras-chave:

Mortalidade, Mulher, Motalidade infantil, Câncer

Resumo

O texto trata da mortalidade de mulheres em idade fértil e infantil, que tal como os casos de câncer de colo uterino, são importantes indicadores da melhoria de qualidade de vida da população. Sendo assim, esta pesquisa teve o intuito de levantar os dados epidemiológicos dessas adversidades que acometeram mulheres e criança, residentes no Planalto Norte Catarinense (25ª e 26ª Secretarias de Desenvolvimento Regionais -SDRs), no período de 2006 a 2010, para observar o comportamento desses dados após o Pacto pela Vida. Utilizou-se como método uma pesquisa em banco de dados. Os resultados apontam que houve melhorias nos indicadores avaliados, no entanto, torna-se necessário abrir mão de outros métodos e, também replicar a pesquisa em um recorte maior de tempo, para aprofundar os apontamentos sugeridos.

Biografia do Autor

Marcia Moro Grein, Universidade do Contestado - UnC

Discente da 6° Fase do curso de Enfermagem da Universidade do Contestado – Campus Mafra

Camila Junkes

Discente da 6° Fase do curso de Enfermagem da Universidade do Contestado – Campus Mafra

Adriana Moro Wieczorkievicz, Universidade do Contestado - UnC

Enfermeira, Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas. Especialista em Pediatria com ênfase em Cuidados Intensivos Neonatais e Acupuntura. Colaboradora da Prefeitura Municipal de Mafra. Docente da UnC, campus Mafra/SC. Membro do grupo de pesquisa NUPESC da Universidade do Contestado.

Maria Luiza Millani, Universidade do Contestado - UnC

Doutora em Serviço Social. Líder do grupo de pesquisa Políticas públicas e desenvolvimento regional da Universidade do Contestado. Coordenadora do Programa do Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Grein, M. M., Junkes, C., Wieczorkievicz, A. M., & Millani, M. L. (2013). Mortalidade de mulheres em idade fértil, infantil e casos de câncer do colo de útero no Planalto Norte Catarinense no período de 2006 a 2010. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(2), 105–116. https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.290

Edição

Seção

Artigos