Motivos que levam os idosos a não aceitarem a vacina contra o vírus influenza

Autores

  • Juciléia Kucarz Adamcheski Universidade do Contestado - UnC
  • Adriana Moro Wieczorkievicz Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.289

Palavras-chave:

Idoso, Vírus influenza, Vacina.

Resumo

É comprovada a eficiência da vacina contra a gripe influenza, principalmente quando administrada em pessoas acima de 60 anos de idade, pois promove uma preparação do organismo contra este vírus, aumentando a eficiência do sistema imunológico, prevenindo complicações que muitas vezes levam pessoas idosas a óbito. As pessoas idosas devido ao seu organismo estar mais debilitado, ou já terem alguma patologia, são mais vulneráveis as complicações da doença. Esta pesquisa buscou descrever os motivos que levaram os idosos a não vacinar-se contra o vírus influenza (gripe) no ano de 2009. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Os sujeitos constituintes da pesquisa foram os idosos com idade de 60 anos ou mais, residentes na cidade de Itaiópolis-SC e que são cadastrados na unidade de saúde Sede deste município. Os dados foram coletados nos meses de setembro e outubro de 2010. Na pesquisa foi observada certa resistência da população idosa para receber a vacina contra a influenza (gripe), sendo que os motivos que induzem esta resistência variam de conhecimentos empíricos à desconfiança da segurança da mesma.

Biografia do Autor

Juciléia Kucarz Adamcheski, Universidade do Contestado - UnC

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UnC – Universidade do Contestado de Mafra – SC.

Adriana Moro Wieczorkievicz, Universidade do Contestado - UnC

Enfermeira. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade do Contestado. Especialista em Pediatria com Ênfase em Cuidados Intensivos Neonatais pelas Faculdades Pequeno Príncipe –Curitiba-PR e Acupuntura –CBES-PR. Docente da UnC-Campus Mafra, funcionária da Secretaria Municiapl da Saúde de Mafra- SC.

Downloads

Publicado

2013-03-11

Como Citar

Adamcheski, J. K., & Wieczorkievicz, A. M. (2013). Motivos que levam os idosos a não aceitarem a vacina contra o vírus influenza. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(2), 117–129. https://doi.org/10.24302/sma.v1i2.289

Edição

Seção

Artigos