A fitoterapia como uma alternativa terapêutica complementar para pacientes com Diabetes Mellitus no Brasil

uma revisão sistemática

Autores

  • Veronica Perius de Brito Universidade Federal de Uberlândia
  • Mariana Côrtes de Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Denner Custódio Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Stefan Vilges de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2847

Resumo

Introdução: Diabetes mellitus (DM) é um grupo de distúrbios metabólicos de destaque por sua alta prevalência e incidência no Brasil. Assim, a fitoterapia surgiu como uma alternativa terapêutica complementar de baixo custo para pacientes acometidos por essa patologia. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre o uso de plantas medicinais em pacientes diabéticos, definir seus mecanismos de atuação e identificar lacunas do conhecimento e desafios a serem enfrentados para sua ampla utilização. Metodologia: Realizou-se uma busca sistematizada nas bases de dados Scielo, Lilacs e PubMed. Em seguida, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão, restando 10 artigos ao presente trabalho. Seus dados foram tabulados em 3 tabelas e, posteriormente, analisados. Resultados: Os estudos foram publicados entre os anos de 2007 e 2018, sendo cinco deles observacionais, quatro experimentais pré-clínicos e apenas um clínico. A maioria (60%) foi publicada na língua portuguesa. Dentre os estudos clínicos e pré-clínicos (50%), todos comprovaram a redução da glicemia após o tratamento com fitoterápicos específicos. Discussão: Foram identificados diversos benefícios da fitoterapia, tais como baixo custo e facilidade de obtenção. Destaque foi dado para a Bauhinia forficata e Syzygium cumini, plantas de amplo uso empírico. Os principais efeitos metabólicos proporcionados pelos fitoterápicos são a redução da glicemia e do estresse oxidativo. Identificou-se a necessidade de seguimento dos estudos na área, bem como capacitação dos profissionais e da comunidade. Conclusão: A fitoterapia apresenta-se como uma importante alternativa terapêutica para diabéticos no Brasil, contudo, lacunas do conhecimento ainda devem ser preenchidas.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Fitoterapia. Hipoglicemiantes. Plantas Medicinais.

Biografia do Autor

Veronica Perius de Brito , Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Mariana Côrtes de Freitas , Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Denner Custódio Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Brito , V. P. de, Freitas , M. C. de ., Gomes, D. C., & Oliveira, S. V. de. (2020). A fitoterapia como uma alternativa terapêutica complementar para pacientes com Diabetes Mellitus no Brasil: uma revisão sistemática. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 189–204. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2847

Edição

Seção

Artigos