Automedicação em pacientes da unidade de saúde básica de uma cidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2824

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a prevalência de automedicação entre usuários de Unidades Básicas de Saúde da cidade de Monte Alegre - RN / Brasil. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, por meio da aplicação de questionários estruturados a 125 usuários. Observou-se que 83% dos entrevistados praticavam automedicação, destes, 34%, praticam mensalmente. As principais justificativas para essa prática foram: dificuldade de acesso aos serviços de saúde (50%), razões financeiras (28%) e falta de tempo (22%). Os medicamentos mais utilizados foram: analgésico (63%), anti-inflamatório (13%), e sedativo / hipnótico (7,0%). A maioria (55%) afirmou ter pouco ou nenhum conhecimento sobre o significado da automedicação. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de ações de educação em saúde para orientar a população sobre os riscos dessa prática, que pode levar ao mascaramento de sintomas de doenças, interações medicamentosas e intoxicações que comprometem a saúde do usuário.

Palavras-chave: Saúde. Medicamento. Uso.

Biografia do Autor

Dany Geraldo Kramer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Saúde do Família do Nordeste. (RENASF). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte. Brasil.

Franklin Learcton Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte. Brasil.

Geraldo Barroso Cavalcanti Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Doutor da Faculdade de Farmácia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte. Brasil.

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Kramer, D. G., Oliveira, F. L. B. de, & Cavalcanti Junior, G. B. . (2020). Automedicação em pacientes da unidade de saúde básica de uma cidade brasileira. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 120–129. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2824

Edição

Seção

Artigos