Perfil do consumo de medicamentos por graduandos em uma universidade do Planalto Norte Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2730

Resumo

Introdução: Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2002, a morbidade e a mortalidade causadas por produtos farmacêuticos são problemas de saúde. Objetivo: Este trabalho identificou o hábito da utilização de medicamentos entre estudantes de uma Universidade do Planalto Norte Catarinense, delineando o consumo e seus motivos, para obter subsídios na elaboração da promoção do uso racional de medicamentos. Metodologia: O estudo buscou caracterizar de forma quantitativa os estudantes, foi uma pesquisa descritiva, enfatizando a descrição do consumo de medicamentos, segundo a perspectiva dessa prática enquanto um problema de saúde pública, visando caracterizar o perfil dos medicamentos consumidos e o perfil dos fatores associados. Resultados e discussões: Foram aplicados 234 questionários, sendo 61% do sexo feminino. A média de idade foi de 17-32 anos. Dos entrevistados, grande parte afirma que não possui nenhum problema de saúde atualmente. Porém, os dados revelam que 57,26% faz uso de algum medicamento, e que 36,32% o faz diariamente, sendo a classe de analgésicos é a mais consumida. 14,10% dos entrevistados sentem-se desanimados antes de consumir o medicamento. Conclusão: o perfil do consumo de medicamentos alerta para a prática da automedicação, desencadeando a necessidade de se realizar estratégias na promoção do uso racional de medicamentos.

Palavras-Chave: Uso de medicamentos. Universitários. Automedicação. Emoções.

Biografia do Autor

Míriam Cristina José Valério, Universidade do Contestado (UnC)

Especialista em Administração Hospitalar e de Clínicas. Universidade do Contestado, Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente. Coordenadora do Curso de Farmácia da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Coordenadora de grupo do PET Saúde Interprofissionalidade. Santa Catarina. Brasil.

Mayara Morretes, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Farmácia. Universidade do Contestado, Campus Mafra. Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente. Bolsista de grupo do PET Saúde Interprofissionalidade. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Valério, M. C. J., & Morretes, M. (2020). Perfil do consumo de medicamentos por graduandos em uma universidade do Planalto Norte Catarinense. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 299–310. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2730

Edição

Seção

Artigos