Gravidez na adolescência

a experiência de jovens mães

Autores

  • Joana Trombetta Universidade do Contestado (UnC)
  • Gabriel Bonetto Bampi Universidade do Contestado (UnC) https://orcid.org/0000-0001-9629-6376
  • Ana Maria Cisotto Weihermann Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2715

Resumo

A adolescência é a faixa etária compreendida entre os 10 e 19 anos de idade, período em que ocorrem mudanças biológicas, sociais e psicológicas fazendo com que os jovens busquem novas experiências. O objetivo da presente pesquisa foi conhecer as mudanças significativas ocorridas na vida de adolescentes após tornarem-se mães. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de um questionário, com seis adolescentes mães, residentes no município de Concórdia, Santa Catarina. As adolescentes participantes do estudo tinham idade entre 15 e 19 anos, com bebês de até dois anos. Todas conheciam métodos contraceptivos e somente três utilizaram um deles antes de engravidar. Apenas uma planejou a gravidez, e todas fizeram as consultas do pré-natal conforme preconizado. Quatro relataram desconhecer os riscos da gravidez na adolescência. Nem todas tiveram aceitação da família e companheiro, sendo que somente três delas continuam junto com o pai biológico da criança. A evasão escolar foi comum a todas e, até o momento, das seis entrevistadas, somente duas retomaram aos estudos. Nenhuma tinha emprego antes de engravidar e, depois do nascimento do bebê, uma delas começou a trabalhar. A partir desta constatação, confirma-se a necessidade de uma profunda reflexão sobre a organização familiar, dos serviços de saúde e educação. As adolescentes precisam ter o apoio da família, dos profissionais da saúde e da população em geral, para não sofrerem preconceito por serem mães com pouca idade e para que saibam a melhor maneira de cuidar do bebê e de si.

Palavras-Chave: Gravidez na Adolescência. Enfermagem. Saúde.

Biografia do Autor

Joana Trombetta, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica da 7ª Fase do Curso de Enfermagem. Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Gabriel Bonetto Bampi, Universidade do Contestado (UnC)

Biomédico. Doutor em Engenharia de Alimentos. Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Ana Maria Cisotto Weihermann, Universidade do Contestado (UnC)

Enfermeira, Mestre em Assistência de Enfermagem, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Trombetta, J., Bampi, G. B., & Weihermann, A. M. C. (2020). Gravidez na adolescência: a experiência de jovens mães. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 311–321. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2715

Edição

Seção

Artigos