Avaliação da realização do teste rápido na consulta de enfermagem como enfrentamento da sífilis

Autores

  • Eliz Cristine Maurer Caus Universidade do Contestado (UnC)
  • Jéssica Angelita de Andrade Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2594

Resumo

INTRODUÇÃO: A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), de alta prevalência na atualidade. Nesse contexto, destaca-se o potencial da consulta de Enfermagem como estratégia para redução da incidência e consequências para a saúde humana. OBJETIVOS: Avaliar a realização do Teste Rápido - TR para Sífilis na consulta de enfermagem na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis no município de Mafra/SC. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de campo, quali-quantitativa, na qual coletou-se em livro de registro dos últimos 5 anos os resultados dos TRs de sífilis; e aplicou-se uma questão aberta à 19 enfermeiros da atenção básica e vigilância epidemiológica. RESULTADOS: A cobertura de TRs de 2015 a julho de 2019 foi de 18,27% da população geral; notificou-se 1,07% (306) de casos positivos, sendo a maioria do sexo masculino e jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Os TRs são ofertados durante consulta de enfermagem, no programa de detecção precoce do câncer cérvico uterino, no pré-natal usuários de maior vulnerabilidade (presidiários), no acolhimento à demanda espontânea. Utilizam a estratégia de divulgação por meio do ACS, nos grupos organizados, folder/cartazes na unidade, PSE, eventos na comunidade/externo em prol ao outubro rosa/novembro azul. CONCLUSÕES: Ao longo dos anos, de 2015 a 2019 percebe-se o aumento significativo de oferta e procura dos usuários ao TR da sífilis, mas ressalta-se a otimização dos recursos por meio de um rastreamento organizado.

Palavras-Chave: Enfermagem. Consulta. Sífilis.

Biografia do Autor

Eliz Cristine Maurer Caus, Universidade do Contestado (UnC)

Docente do curso de enfermagem, orientadora da iniciação científica do Art. 171. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Jéssica Angelita de Andrade, Universidade do Contestado

Acadêmica de Enfermagem, bolsista da iniciação científica Art. 171. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Caus, E. C. M., & Andrade, J. A. de. (2020). Avaliação da realização do teste rápido na consulta de enfermagem como enfrentamento da sífilis. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 106–119. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2594

Edição

Seção

Artigos