Avaliação do perfil dos pacientes que frequentam os laboratórios de estética em relação ao uso de nutricosméticos

Autores

  • Amanda Vieira de Cândido Universidade de Caxias do Sul
  • Letícia Formolo Universidade de Caxias do Sul
  • Bruna Bellincanta Nicoletto Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2585

Resumo

Introdução: As pessoas estão se preocupando cada vez mais com a sua imagem pessoal, com isso o mercado de cosméticos continua com um crescimento anual significativo. Os nutricosméticos estão cada vez mais inseridos na vida das pessoas. Objetivo: Avaliar o perfil de pacientes que frequentam o Laboratório de Estética e Cosmética da Universidade de Caxias do Sul, quanto ao uso de nutricosméticos. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, incluindo todos os pacientes que frequentaram o laboratório de abril a julho de 2019. Os dados foram coletados em prontuários preenchidos durante os atendimentos. Foram coletados dados sociodemográficos e questões de saúde do paciente, além de questões relacionadas ao uso de nutricosméticos. Resultados: Foram incluídos 95 prontuários na análise de dados do estudo. Da amostra total de indivíduos, 49,5% utilizavam nutricosméticos. Os produtos citados com mais frequência foram vitamina D (22,6%), colágeno (14%), ômega 3 (9,7%), multivitamínico (9,7%) e vitamina C (8,6%). Entre os usuários de nutricosméticos, houve maior frequência de mulheres (100% vs 87%; p=0,012), e de maior idade, com diferença significativa em comparação aos não usuários (31,76 ± 13,42 anos vs 41,09 ± 17,74 anos). Conclusão: O perfil de indivíduos que frequentam os laboratórios de Estética e Cosmética da Universidade de Caxias do Sul quanto à utilização de nutricosméticos são principalmente mulheres de média idade que utilizam vitamina D e colágeno.

Palavras-chave: Suplementos Nutricionais. Cosmecêuticos. Cosméticos.

Biografia do Autor

Amanda Vieira de Cândido, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do Curso Tecnológico de Estética e Cosmética na Universidade de Caxias do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Letícia Formolo, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do Curso Tecnológico de Estética e Cosmética na Universidade de Caxias do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Bruna Bellincanta Nicoletto, Universidade de Caxias do Sul

Docente da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, na Universidade de Caxias do Sul. Nutricionista. Mestre em Ciências Médicas. Doutora em Endocrinologia. Universidade de Caxias do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Cândido, A. V. de, Formolo, L., & Nicoletto, B. B. (2020). Avaliação do perfil dos pacientes que frequentam os laboratórios de estética em relação ao uso de nutricosméticos. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 96–105. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2585

Edição

Seção

Artigos