Avaliação de ruído ambiental da região central da cidade de Uberaba – MG

Autores

  • Michele Cristina Rufino Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Guilherme Wolf Gothelf Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lucas Araújo Carvalho Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Mateus Scandar Prata Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2456

Resumo

A poluição sonora ocorre quando um som ultrapassa o limite auditivo normal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a poluição sonora é a segunda maior causa de poluição, sendo considerada um problema de saúde pública mundial, pois afeta a saúde física e mental da população. É uma das fontes de poluição que mais geram incômodos atualmente em decorrência dos excessivos ruídos gerados por diferentes fontes. Devido aos diversos problemas de saúde acarretados pela poluição sonora o objetivo do estudo foi avaliar alguns pontos da região central de Uberaba – MG a fim de quantificar os níveis de intensidade sonora existentes e verificar se os níveis de ruído encontram-se acima do permitido causando efeitos negativos nos seres humanos. Foram realizadas medições de nível de pressão sonora de acordo com a NBR 10.151/2019 em 5 zonas da região central de Uberaba e em cada zona foram realizados 4 pontos de medição. Para cada ponto, a medição foi realizada de 1 em 1 minuto, totalizando 10 minutos. A partir dos valores de níveis de pressão sonora foi obtido o nível de pressão sonora equivalente que corresponde à média do ruído de cada local e este valor foi comparado com as normas referentes a poluição sonora. Os resultados obtidos ficaram acima dos estabelecidos por normas podendo acarretar danos à saúde da população que está submetida a esta poluição. Desta forma é necessário um melhor planejamento urbano da cidade e a incorporação de medidas de controle e de atenuação sonora para o bem-estar da comunidade.

Palavras-chave: Ruídos. Poluição sonora. Danos à saúde.

Biografia do Autor

Michele Cristina Rufino Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Geotecnia. Mestre em Engenharia Mineral. Engenheira Ambiental. Professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, Minas Gerais. Brasil.

Guilherme Wolf Gothelf, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Engenharia Ambiental. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba. Minas Gerais. Brasil.

Lucas Araújo Carvalho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Engenharia Civil. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba. Minas Gerais. Brasil.

Mateus Scandar Prata, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Marketing. Graduado em Administração e Comunicação Social. Graduando do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba – Minas Gerais. Brasil.

Publicado

2020-05-06

Como Citar

Barbosa, M. C. R., Gothelf, G. W., Carvalho, L. A., & Prata, M. S. (2020). Avaliação de ruído ambiental da região central da cidade de Uberaba – MG. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 80-95. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2456

Edição

Seção

Artigos