A influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida das pessoas com câncer

Autores

  • Martha Caroline Henning Geronasso Universidade do Contestado - UnC
  • Denise Coelho ISFACES - Faculdade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.227

Palavras-chave:

Religiosidade/espiritualidade. Qualidade de vida. Câncer

Resumo

Esta pesquisa foi realizada objetivando verificar se existe influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida de pacientes oncológicos. Foram entrevistados 10 pacientes portadores de câncer, sendo os dados coletados através de uma entrevista semi-estruturada, utilizando-se para avaliação dos resultados a análise categorial temática de conteúdo, de Bardin (1977). Constatou-se que há uma significativa influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida dos doentes, e uma intensificação da fé após o diagnóstico da doença. Observou-se que após a doença as pessoas se voltam mais para sua religiosidade/espiritualidade revendo valores e mudando atitudes para melhorar a qualidade de vida.

Biografia do Autor

Martha Caroline Henning Geronasso, Universidade do Contestado - UnC

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela UFSC. Terapeuta Relacional Sistêmica. Docente e Coordenadora do Núcleo de Práticas em Psicologia da Universidade do Contestado – Campus Mafra – SC.

Denise Coelho, ISFACES - Faculdade Iguaçu

Psicóloga Clínica da Secretaria de Saúde Reserva PR Pós-graduanda em Educação Especial Pela ISFACES - Faculdade Iguaçu

Downloads

Publicado

2012-07-06

Como Citar

Geronasso, M. C. H., & Coelho, D. (2012). A influência da religiosidade/espiritualidade na qualidade de vida das pessoas com câncer. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(1), 173–187. https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.227

Edição

Seção

Artigos