VIGIMAFRA

vigilância de fatores de risco para doenças crônicas em um bairro de Mafra, SC

Autores

  • Katlyn Corrêa de Siqueira Universidade do Contestado
  • Fellipe Eduardo Ferreira Sampaio Universidade do Contestado
  • Jaqueline Previatti Veiga Universidade do Contestado
  • Daniel Rogério Petreça Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v8i0.2211

Resumo

O Brasil está passando nos últimos anos por uma acelerada transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Isso modifica o padrão da população e o perfil das doenças, alertando para a alta incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Assim, o objetivo desse estudo foi analisar os fatores de risco para DCNTs em um bairro do município de Mafra, SC. Para a coleta de dados foi utilizado uma versão adaptada do questionário do sistema de Vigilância de Fatores de Risco para DCNT do Ministério da Saúde do Brasil. A amostra foi formada por 294 indivíduos e a coleta de dados foi obtida com auxílio dos Agente Comunitários de Saúde, os quais foram capacitados para a tarefa. A média de idade obtida foi de 48,5 (DP=15,7) anos e a maioria foi mulheres (n=241; 82%). Foi verificado que 63,8% (n=188) foram classificados em excesso de peso e obesidade.  Quanto a alimentação, 44% (n=129) consumiam leite e frutas todos os dias, 22% (n=65) ingeriam refrigerante, 60% (n=176) carne, 46% (n=135) verduras e 31% (n=91) feijão.  Quanto a atividade física, 42% (n=123) relataram praticar alguma. Dentre as mais praticadas estão a caminhada (51,2%) e a musculação (8,5%). Quanto ao hábito de fumar, 24,7% (n=73) o fazem diariamente, 43,1% (n=127) relataram ter diagnóstico de hipertensão arterial e 11,9% (n=35) de diabetes. A auto percepção de saúde foi verifica como “boa” em 44,1% (n=130) da amostra. Os dados apresentados são de suma importância a fim de dar suporte para a criação de intervenções em promoção da saúde focadas nos fatores de risco para DCNT mais evidentes.

Palavras-chave: Doença Crônica. Fatores de Risco. Promoção da Saúde.

Biografia do Autor

Katlyn Corrêa de Siqueira, Universidade do Contestado

Aluna do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado; Mafra, Santa Catarina, Brasil

Fellipe Eduardo Ferreira Sampaio, Universidade do Contestado

Aluno do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado; Mafra, Santa Catarina, Brasil

Jaqueline Previatti Veiga, Universidade do Contestado

Mestre em Politícas Públicas e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado.
Professora da Universidade do Contestado Campus Mafra. Universidade do Contestado. Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente. Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Daniel Rogério Petreça, Universidade do Contestado

Núcleo de Educação Física

Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Siqueira, K. C. de, Sampaio, F. E. F., Veiga, J. P., & Petreça, D. R. (2019). VIGIMAFRA: vigilância de fatores de risco para doenças crônicas em um bairro de Mafra, SC. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 8, 248–260. https://doi.org/10.24302/sma.v8i0.2211

Edição

Seção

Artigos