Educação ambiental X sustentabilidade: proposta de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

Autores

  • Maristela Povaluk Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.220

Palavras-chave:

Gerenciamento, Resíduos, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar como a Secretaria Municipal de Saúde de Mafra faz a geração, segregação, acondicionamento, armazenagem, transporte, coleta e, o destino final dos resíduos gerados pelas Unidades de Saúde, para posteriormente elaborar uma proposta  de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde, para priorizar a Educação Ambiental com ênfase na sustentabilidade. Caracterizou-se como pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da aplicação de questionário e entrevistas. O estudo evidenciou que, 76% das unidades de saúde não possuem um local adequado para o acondicionamento dos resíduos desde a geração até a coleta para o destino final. Constatou-se ainda que todas as unidades produzem lixo reciclável, porém somente 53% fazem a separação destes resíduos, o restante das unidades destinam no mesmo recipiente dos resíduos comuns, elevando este índice para 90,4% de todos os resíduos gerados dentro da Secretaria Municipal. Após a interpretação dos dados consolidados, conclui-se que, as Unidades de Saúde não possuem a estrutura necessária para a segregação e armazenagem correta dos RSS, conforme determina a legislação, ainda faltam algumas adaptações na estrutura física. Para a elaboração do PGRSS a pesquisadora se embasou na RDC 306/2004 da ANVISA, juntamente a Resolução 283/2001 do CONAMA, que regulamentam o manejo dos resíduos. Desta forma, como objetivo final, a pesquisadora elaborou o PGRSS para ser apresentado a SMS contendo todas as etapas, partindo do orçamento dos custos para construção dos locais onde serão acondicionados os resíduos, até a coleta pela empresa contratada pela Secretaria.

Biografia do Autor

Maristela Povaluk, Universidade do Contestado - UnC

Professora  da UnC – Universidade do Contestado- Campus Universitário de Mafra. Mestre em Educação: Ensino Superior-FURB, doutoranda pela PUC/PR.

Downloads

Publicado

2012-07-06

Como Citar

Povaluk, M. (2012). Educação ambiental X sustentabilidade: proposta de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(1), 23–37. https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.220

Edição

Seção

Artigos