Levantamento da flora Pteridophyta do Parque Municipal “São Luís de Tolosa”, Rio Negro, PR

Autores

  • Luciana Ribeiro de Lima Universidade do Contestado - UnC
  • Mario Fritsch Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.219

Palavras-chave:

Pteridophyta. Unidades de conservação

Resumo

Neste trabalho realizou-se um levantamento da Flora Pterodophyta em uma parcela da floresta do Parque Ecoturístico Municipal “São Luis de Tolosa”, localizado no município de Rio Negro, Paraná. A coleta foi realizada nas bordas da Trilha Casa, próximo ao Centro Ambiental “Casa Branca”. Foram reconhecidos oito espécies de Pteridófitas, pertencentes a cinco famílias. Destas, a mais frequente foi Polipodiaceae, com três gêneros e quatro espécies: Campyloneurum nitidum (Kauf.), Nephrolepis pectinata (Willd.) Schott, Pleopeltis pleopeltifolia (Raddi) Alson; Presf e Polypodium catharinae Langsd & Fisch. A coleta foi realizada no mês de maio de 2009 e foram coletadas duas amostras de cada espécie: uma para o herbário da Universidade do Contestado – UnC/Mafra e outra para o herbário do Centro Ambiental “Casa Branca”. O parque Ecoturístico São Luis de Tolosa oferece um ambiente propício para ocorrência de grande diversidade de Pteridófitas.

Biografia do Autor

Luciana Ribeiro de Lima, Universidade do Contestado - UnC

Graduada em Ciências Biológicas pela UnC e acadêmica do curso de Pós-graduação em Ecologia Aplicada com áreas de concentração em Gestão e Análise Ambiental, da UnC - Universidade do Contestado - UnC.

Mario Fritsch, Universidade do Contestado - UnC

Biólogo Formado pela Universidade Federal do Paraná-UFPR, mestrando em Botânica pela mesma Universidade. Professor da Universidade do Contestado-UnC/Mafra e Curador do Museu do Centro de Paleontologia - Cenpáleo.

Downloads

Publicado

2012-07-06

Como Citar

Lima, L. R. de, & Fritsch, M. (2012). Levantamento da flora Pteridophyta do Parque Municipal “São Luís de Tolosa”, Rio Negro, PR. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(1), 16–22. https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.219

Edição

Seção

Artigos