Avaliação microbiológica das técnicas de higienização empregadas em óculos 3D, reutilizáveis em cinemas de Salvador, Bahia

Autores

  • Maiana Souza Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Rodrigo Almeida Ferreira Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Caroline Alves Feitosa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Sidney Carlos de Jesus Santana Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Edson Ruy da Silva Félix Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2139

Resumo

Introdução: Os novos sistemas de projeção 3D em cinemas trouxeram adequações aos óculos, passando a ser reutilizáveis e não mais descartáveis. Assim, surgiram questionamentos a respeito de possíveis infecções cruzadas a partir dessa reutilização. Apesar da obrigatoriedade legal da higienização dos óculos, esta é deixada a critério dos próprios cinemas. Objetivo: Esse artigo tem como objetivo avaliar a efetividade da higienização empregada em óculos 3D de cinemas em Salvador, Bahia. Metodologia: As coletas das amostras para análises microbiológicas foram realizadas em óculos 3D não higienizados e higienizados, considerando as formas de higienização empregada nestes (manual e automatizada), sendo analisadas bactérias Gram negativas e Gram positivas, além de coliformes termotolerantes. Resultados: Foram identificados 12 microrganismos dentre as amostras analisadas. Foi observada diferença significativa na frequência de bactérias entre óculos higienizados e não higienizados, porém não houve diferença significativa quanto ao método de higienização. Discussão: as bactérias mais frequentemente encontradas fazem parte da microbiota da superfície ocular, porém em determinadas condições podem se tornar patogênicas oferecendo riscos ao seu hospedeiro. Conclusão: o microrganismo mais frequente nos óculos 3D é Staphylococcus coagulase negativo; a higienização apresenta redução significante na frequência de microrganismos, seja por método manual ou automatizado.

Palavras-chave: Óculos. Cinema. Higienização. Contaminação. Bactérias.

Biografia do Autor

Maiana Souza Silva, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Bahia. Brasil.

Rodrigo Almeida Ferreira, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduado em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atualmente é analista clínico - Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto. Bahia. Brasil.

Caroline Alves Feitosa, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (2011), como bolsista da Wellcome Trust, UK, e Doutorado em Saúde Coletiva, ISC/UFBA (2017). Professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Bahia. Brasil.

Sidney Carlos de Jesus Santana, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador. Mestre em Ecologia e Biomonitoramento e Doutor em Química Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Bahia. Brasil.

Edson Ruy da Silva Félix, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador e Bacharel Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia em Zoologia, Modalidade Organismos Aquáticos. Especialista em Biologia Sanitária e Ambiental pelo CRBIO – 5.  Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia. Professor assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Bahia. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Silva, M. S., Ferreira, R. A., Feitosa, C. A., Santana, S. C. de J., & Félix, E. R. da S. (2020). Avaliação microbiológica das técnicas de higienização empregadas em óculos 3D, reutilizáveis em cinemas de Salvador, Bahia. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9, 130–142. https://doi.org/10.24302/sma.v9i0.2139

Edição

Seção

Artigos