Desenvolvimento de grânulos nanorevestidos contendo trans-resveratrol

  • Lana Flávia Baron Universidade do Contestado
  • Ana Paula Almeida Bastos Embrapa Suínos e Aves
  • Franciana Volpato Bellaver Instituto Federal Catarinense
  • Francisco Noé da Fonseca Universidade do Contestado

Resumo

O presente estudo objetivou desenvolver e caracterizar grânulos nanorevestidos contendo trans-resveratrol (RSV). Assim, foram preparadas nanocápsulas poliméricas contendo RSV (NC-RSV, 0,5 mg/mL) e nanocápsulas brancas (NCB) pelo método de deposição interfacial de polímero pré-formado. As formulações foram caracterizadas quanto ao diâmetro, potencial zeta, pH e teor. Também foi avaliada a citotoxicidade das NC-RSV pela técnica de MTT em macrófagos (linhagem RAW) nas concentrações de 0,78 – 100 µg/mL por 24, 48 e 72 h. As NCB, o trans-resveratrol livre e o Tween 80 também foram testados para comparação.A seguir, foram preparados grânulos por via úmida utilizando HPMC ou PVP como aglutinantes, os quais foram caracterizados quanto ao teor, propriedades de fluxo e capacidade de compactação. As NC-RSV apresentaram tamanho médio de 188±3 nm, potencial zeta -26,5±0,2 mV, pH 5,4 e teor médio de 0,4904±0,0056 mg/mL. No teste de MTT, as células expostas às NC-RSV apresentaram viabilidade celular superior a 70% nas concentrações de 0,78 a 6,25 µg/mL. Os grânulos aglutinados com HPMC apresentaram um teor de 37,9±4,5% de RSV e todos os pós apresentaram propriedades de fluxo justo e passável. Desta forma, a utilização da nanotecnologia oferece um meio promissor de liberação de fármacos e a incorporação das nanoformulações em grânulos possibilita o delineamento de formas farmacêuticas de uso oral e com melhor estabilidade, embora outros estudos sejam necessários para ajustar os excipientes e obter preparações mais adequadas.

Palavras-chave: trans-resveratrol. Nanotecnologia. Citotoxicidade. Grânulos.

Biografia do Autor

Lana Flávia Baron, Universidade do Contestado

Graduada em Farmácia. Universidade do Contestado (UnC). Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Ana Paula Almeida Bastos, Embrapa Suínos e Aves

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora de Imunologia da Embrapa Suínos e Aves. Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Franciana Volpato Bellaver, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Produção e Sanidade Animal pelo Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense). Técnica da Embrapa Suínos e Aves. Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Francisco Noé da Fonseca, Universidade do Contestado

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do curso de Farmácia da Universidade do Contestado e Analista em nanotecnologia da Embrapa Suínos e Aves. Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Publicado
2019-06-18
Como Citar
Baron, L., Bastos, A. P., Bellaver, F., & Fonseca, F. (2019). Desenvolvimento de grânulos nanorevestidos contendo trans-resveratrol. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 8, 125-136. https://doi.org/10.24302/sma.v8i0.2035
Edição
Seção
Artigos