Desafios da enfermagem para atuação em urgência e emergência

  • Bianca Letícia Sokolski Universidade do Contestado
  • Fernanda Vandresen Universidade do Contestado
  • Carlos Otávio Senff Universidade do Contestado

Resumo

A complexidade dos serviços de urgência e emergência relaciona-se às situações críticas dos pacientes ali atendidos, e que precisam de cuidados dirigidos não apenas ao seu estado fisiopatológico, mas também às questões psicossociais, ambientais e familiares. O estudo teve como objetivo identificar os desafios profissionais para a atuação na urgência e emergência na área hospitalar. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, voltada a caracterizar a atuação na área de urgência e emergência de profissionais da saúde. O estudo foi desenvolvido em um serviço que presta atendimento de urgência e emergência no Paraná e teve como sujeitos os profissionais que compõem a equipe de enfermagem hospitalar e os pacientes. A coleta dos dados foi realizada com os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada com profissionais de enfermagem; acolhimento dos pacientes após classificação de risco com aplicação de questionário; e análise documental, buscando verificar o histórico de atendimentos e de fatos que possam ser significativos para o estudo a ser desenvolvido. A equipe de enfermagem tem um papel fundamental na área hospitalar, devido contato direto com o paciente para prestar assistência 24 horas por dia. Os desafios para atuação em urgência e emergência hospitalar apontados são a necessidade de atender todos os pacientes de modo rápido e eficiente, realizar a classificação de risco corretamente, administrar o setor de forma organizada, a sobrecarga de trabalho, a superlotação de atendimentos, poucos profissionais em atendimento no setor, entre outros.

Palavras-Chave: Equipe de Enfermagem. Emergências. Assistência à Saúde.

Biografia do Autor

Bianca Letícia Sokolski, Universidade do Contestado

Graduanda de Enfermagem, Universidade do Contestado – UnC. Rua Presidente Nereu Ramos-1071 Bairro Jardim Moinho - Mafra / Santa Catarina.CEP:89300-000. E-mail: bianca_leticia@hotmail.com

Fernanda Vandresen, Universidade do Contestado

Enfermeira, graduada pela UnC -Universidade do Contestado Campus Canoinhas (2005). Servidora Pública Estadual na Maternidade Dona Catarina Kuss (desde 2007). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade do Contestado - Campus Mafra (desde 2014). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente (NUPESC). Autora no portal Enfermeiro Aprendiz. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UnC - Universidade do Contestado Campus Canoinhas. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina - UNIEDU. Especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2016). Especialista em Urgência e Emergência pela Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande MS (2017). Especialista em Coaching e Liderança pela Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande MS (2015). MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade Método de São Paulo (2014). Especialista em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais pela Faculdade Pequeno Príncipe - Campus Curitiba PR (2011).

Carlos Otávio Senff, Universidade do Contestado

Doutor em Administração pela PUCPR (2017). Mestre em Administração pela PUCPR (2012). Especialista em Gestão de Negócios pela FAE/CDE (1998). Graduado em Administração pela FAE - Faculdade Católica de Administração e Economia (1995). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Contestado. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Professor Titular da Universidade do Contestado - Campus Mafra, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Software, Engenharia Civil e Sistemas de Informação. Diretor do Departamento de Economia e Estatística da Associação Empresarial de Mafra - ACIM. Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mafra - CODEM. Membro da Diretoria da Associação Beneficente e Cultural NOVA ESPERANÇA, Consultor Independente.

Publicado
2019-09-16
Como Citar
Sokolski, B., Vandresen, F., & Senff, C. (2019). Desafios da enfermagem para atuação em urgência e emergência. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 8, 207-218. https://doi.org/10.24302/sma.v8i0.1994
Edição
Seção
Artigos