Construção de brinquedos nas aulas de educação física: educação ambiental

Resumo

O objetivo deste texto é analisar os significados do brincar e da construção de brinquedos para crianças do Ensino Fundamental em uma situação planejada de oficina-aula de construção de brinquedos com materiais recicláveis, em uma perspectiva cultural articulada com a Educação Física Plural em interface com a educação ambiental. As crianças, ao serem incentivadas ao consumo de produtos que incluem os brinquedos, os jogos e objetos eletrônicos, podem não ter a oportunidade de refletir sobre eles tanto quanto ao construir brinquedos, criar novas maneiras de brincar no seu “tempo livre” e se conscientizar sobre questões relacionadas ao meio ambiente (consumo, reciclagem, preservação). Neste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, de tipo participante, constituindo-se em uma investigação de abordagem qualitativa. A proposta pedagógica do professor, oficina-aula, teve como estratégia a participação das crianças na dinâmica dessas atividades diversificadas, aguçando a curiosidade e o interesse de todos. Para a realização dessas oficinas-aulas foram utilizados materiais recicláveis como matéria-prima na produção dos brinquedos. Construir e brincar envolve cooperação, criatividade, preservação, reflexão e habilidades motoras, tão importantes para a formação do cidadão. Conclui-se que as crianças gostaram de brincar pelo fato de serem brinquedos construídos com materiais recicláveis. Além disso, as atividades estimularam a conscientização sobre a valorização do meio ambiente.

Palavras chave: Educação Física escolar. Educação Ambiental. Construção de Brinquedos. Ensino Fundamental I.

Biografia do Autor

Vinicius Aparecido Galindo, Centro Universitário do Norte Paulista

Graduado em Educação Física, Mestre em Ciências do Movimento Humano, e também docente na instituição de ensino superior:  Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Lecionando nas disciplinas Educação Física Escolar/ Lazer e Recreação; Educação Física Adaptada e Metodologia dos Esportes Alternativos e Artes Marciais.

Cinthia Lopes da Silva, Universidade Metodista de Piracicaba, SP (UNIMEP)

Postgraduate Program in Human Movement Sciences. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Universidade Metodista de Piracicaba, SP ( UNIMEP). Piracivaba, São Paulo. Brasil.

Publicado
2019-09-16
Como Citar
Galindo, V., & Silva, C. (2019). Construção de brinquedos nas aulas de educação física: educação ambiental. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 8, 219-236. https://doi.org/10.24302/sma.v8i0.1965
Edição
Seção
Artigos