Uso do LED na eficiência energética e na sustentabilidade da produção de aves

  • Gustavo Ponzoni dos Santos Universidade do Contestado (Campus de Concórdia).
  • Paulo Reis Junior Universidade do Contestado (Campus de Concórdia).
  • Mari Aurora Favero Reis Universidade do Contestado, Campus de Concórdia

Resumo

Ao minimizar os impactos das variações climáticas para a produção de aves, avanços tecnológicos possibilitaram a expansão no uso do sistema conhecido como dark house, com controle das variáveis, como temperatura, ventilação, pressão e iluminação, em prol do bem-estar animal e do aumento da produtividade avícola. Tendo isso, a pesquisa teve como foco a sustentabilidade energética, com o objetivo de avaliar comparativamente os resultados na produção de aves a partir da substituição das tecnologias na iluminação artificial, sendo avaliados três lotes de aves antes e três lotes em período posterior à substituição do sistema de iluminação por LED. A fim de dinamizar a investigação dos dados, o uso do método de matriz foi empregado como ferramenta de análise, juntamente com testes estatísticos de regressão multivariada. Os resultados demonstraram que a substituição da tecnologia luminosa ocasionou redução no consumo de ração e o aumento no consumo de água. Esse resultado sugere que a tecnologia pode oportunizar mudanças positivas nos índices de conversão alimentar, despertando interesses para novos estudos devido à produção de baixo carbono. E, especialmente na avicultura, a tecnologia demonstrou contribuir com os avanços nos processos produtivos.

Palavras-chave: LED. Dark house. Eficiência Energética. Produção de Aves.

Biografia do Autor

Gustavo Ponzoni dos Santos, Universidade do Contestado (Campus de Concórdia).

Engenheiro Ambiental e Sanitarista.  Universidade do Contestado, Campus de Concórdia.

Paulo Reis Junior, Universidade do Contestado (Campus de Concórdia).

Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA); Engenheiro de Produção e professor na Universidade do Contestado, Campus de Concórdia.

Mari Aurora Favero Reis, Universidade do Contestado, Campus de Concórdia

Doutoranda em Ensino de Ciências no Programa da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Professora de Física na Universidade do Contestado – Campus de Concórdia SC.

Publicado
2019-02-25
Como Citar
Santos, G., Reis Junior, P., & Reis, M. A. (2019). Uso do LED na eficiência energética e na sustentabilidade da produção de aves. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 8, 42-57. https://doi.org/10.24302/sma.v8i0.1900
Edição
Seção
Artigos