Consumo alimentar de adolescentes de diferentes níveis de atividade física

Autores

  • Leandro Smouter Universidade Estadual do Centro-Oeste.
  • André de Camargo Smolarek Universidade Estadual do Centro-Oeste.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Universidade Estadual do Centro-Oeste.
  • Tácito Pessoa de Souza Junior Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v6i1.1309

Palavras-chave:

Atividade Física.Educação Alimentar. Saúde do Adolescente.

Resumo

Introdução: Elevadas taxas de alimentação inadequada e baixo nível de atividade física integram o estilo de vida do adolescente. Ademais, há necessidade de estudar esses fatores em cidades com menores dimensões geográficas, bem como analisa-los em forma de contrastes, uma vez que, poucos estudos são encontrados na literatura. Objetivo: Comparar o consumo alimentar e o estado nutricional de adolescentes de diferentes níveis de atividade física. Metodologia: Participaram do estudo 76 adolescentes, com idade média de 12,76±1,67 anos, assim eles responderam questionários de atividade física e alimentação. Utilizou-se os testes U de Mann Whitney, teste t independente e qui-quadrado com ? de 0,05 para analisar os dados. Resultados: De oito grupos da pirâmide alimentar, um ajustou-se às recomendações nutricionais (carnes e ovos; p=0,06) com adequação de 123%, quatro obtiveram consumo insuficiente (verduras e legumes -86,7%, frutas -71%, massas -47,9% e leite e derivados -30,7%) e três revelaram consumo excessivo (feijões +111%, gorduras e óleos +142% e açucares e doces +521%). Além disso, houve prevalência de adolescentes ativos (83,8%) em relação aos pouco ativos (16,2%). Conclusão: Não houve diferença do consumo alimentar e do estado nutricional entre adolescentes pouco ativos e ativos. Entretanto, são necessárias estratégias para aderência à alimentação mais qualificada, uma vez que, apenas um grupo alimentar esteve de acordo com as recomendações nutricionais.

Biografia do Autor

Leandro Smouter, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

André de Camargo Smolarek, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Colaborador do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Tácito Pessoa de Souza Junior, Universidade Federal do Paraná.

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto III do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Smouter, L., Smolarek, A. de C., Mascarenhas, L. P. G., & Souza Junior, T. P. de. (2017). Consumo alimentar de adolescentes de diferentes níveis de atividade física. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 6(1), 28–42. https://doi.org/10.24302/sma.v6i1.1309

Edição

Seção

Artigos