Interações entre meio ambiente, atendimentos antirrábicos e acidentes por animais peçonhentos no município de Petrolina (PE)

Autores

  • Erika Carolina Fernandes Lima Universidade de São Paulo
  • Marcelo Domingues de Faria Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Raíssa Maria Rolim Bem de Morais Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ)
  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Ebbe Humberta Fernandes Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Camila de Souza Costa Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v6i1.1130

Palavras-chave:

Saúde. Ambiente. Animais peçonhentos. Atendimentos antirrábicos.

Resumo

Alterações e intervenções sobre o ambiente em que a sociedade se insere são consideradas partes e consequências do desordenado crescimento e os efeitos causados sobre a saúde e o próprio ambiente tornam-se cada dia mais crescentes. Indicadores ocorrem aumentando as implicações na saúde da população em geral e foi diante tantas problemáticas, que surgiu o interesse em realizar um levantamento de dados relacionando ambiente, acidentes por animais peçonhentos e atendimentos antirrábicos. Para realização deste, foram levantados e coletados dados em bases de informações como DATASUS/SIAB e IBGE para relacionar dados sociais e crescimento urbano, bem como, de saúde. O método descritivo foi utilizado, com variáveis independente e dependente, e a análise interpretativa e crítica procurou associar as ideias expressas através da descrição de doenças notificadas no SINAN no período de 2003 a 2013, e que pudessem estar diretamente envolvidas na relação saúde, ambiente e crescimento urbano. Dentro dos resultados pode-se deparar com um rápido crescimento urbano levado por uma rápida ocupação que desencadeou em degradação ambiental e invasão de espaços de forma desordenada e inapropriada à saúde humana; também foram relacionados problemas de saúde pública diretamente ligados ao ambiente devido essa ocupação como: acidentes por animais peçonhentos e o elevado número de atendimentos antirrábicos; além da própria degradação do Rio São Francisco. Contudo, dados sociais afirmam que a população local vive em condições consideradas favoráveis onde 95% dela habita em residências de alvenaria, grande parte possui coleta de lixo, esgotamento sanitário, mas 28,3% dessa mesma população, consome água sem tratamento. Estudos mais extensos e aprofundados no Município Petrolinense e região do Vale do Submédio São Francisco são necessários para busca de melhorias efetivas em relação ao ambiente e a saúde da população. A aproximação entre a educação e saúde com inovações metodológicas e apoio das políticas públicas poderiam ser de grande relevância visando não apenas a redução de dados estatísticos, mas principalmente, a vulnerabilidade do ambiente em que a população se encontra.

Palavras-chave: Saúde. Ambiente. Animais peçonhentos. Atendimentos antirrábicos.

 

 

Biografia do Autor

Erika Carolina Fernandes Lima, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).

Marcelo Domingues de Faria, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina Veterinária.

Raíssa Maria Rolim Bem de Morais, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ)

Graduanda em Medicina pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ). Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Pós-Graduada em Enfermagem Obstétrica e em Saúde da Família.

Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Doutora em Desenvolvimento Sócioambiental pela Universidade Federal do Pará.

Ebbe Humberta Fernandes Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Camila de Souza Costa, Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)

Pós-graduação em Saúde da Família. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Lima, E. C. F., Faria, M. D. de, Morais, R. M. R. B. de, Oliveira, L. M. S. R. de, Lima, E. H. F., & Costa, C. de S. (2017). Interações entre meio ambiente, atendimentos antirrábicos e acidentes por animais peçonhentos no município de Petrolina (PE). Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 6(1), 54–70. https://doi.org/10.24302/sma.v6i1.1130

Edição

Seção

Artigos