O entendimento da morte para profissionais de saúde de um hospital geral de Santa Catarina

Autores

  • Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch
  • Edinara Kovalski Hospital São Vicente de Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.1107

Palavras-chave:

Psicologia Hospitalar. Processo de Morrer. Enfermagem.

Resumo

Com o decorrer do tempo na cultura ocidental, o tema de morte é vista pela sociedade com preconceito, onde muitas pessoas encontram dificuldades de se falar sobre esse assunto. Os profissionais de saúde que trabalham diariamente com a possibilidade de morte encaram-na como um resultado não desejado diante do objetivo de sua profissão, que é a busca da saúde e a cura das doenças. Se sentem frequentemente responsáveis pela manutenção da vida de seus pacientes, que muitas vezes encontram-se gravemente enfermos gerando situações acompanhadas de grande sofrimento, provocando em muitos deles sentimentos de impotência, culpa em relação à perda dos pacientes. Este estudo buscou compreender e refletir sobre a importância e a necessidade dos profissionais terem conhecimento sobre o tema de morte e o processo de morrer.  Participaram do estudo 13 técnicos de enfermagem de ambos os gêneros, com idade entre 23 e 54 anos, atuando profissionalmente na clínica médica de um Hospital Geral. Como principais dados identificados na análise do conteúdo das verbalizações dos participantes identificou-se sentimento de compaixão e impotência, frente ao processo de morte. Com relação à percepção do processo de morrer, identificou-se que os profissionais a compreendem como um ciclo natural da vida. Através da análise das entrevistas dos profissionais foi possível identificar a necessidade da preparação emocional dos mesmos, frente aos sentimentos vivenciados por estes durante o processo de morrer de seus pacientes e da dificuldade de trabalhar esta temática com os familiares.

Biografia do Autor

Pollyana Weber da Maia Pawlowytsch

Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Contestado Campus – Mafra, Mestre em Desenvolvimento Regional (PMDR) Universidade do Contestado Campus Canoinhas, pesquisadora do NUPESC – UnC/Mafra – orientadora do estudo.

Edinara Kovalski, Hospital São Vicente de Paulo

Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Candido Mendes. Psicóloga do Hospital São Vicente de Paulo. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Pawlowytsch, P. W. da M., & Kovalski, E. (2017). O entendimento da morte para profissionais de saúde de um hospital geral de Santa Catarina. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 6(2), 28–38. https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.1107

Edição

Seção

Artigos