Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde do sertão nordestino

Autores

  • Ana Maria Machado Borges Faculdade Leão Sampaio. Faculdade de Medicina do ABC. Hemocentro Regional do Crato
  • José Erickson do Nascimento Timóteo Faculdade Leão Sampaio
  • Milenna Alencar Brasil Faculdade Leão Sampaio
  • Alessandra Bezerra de Brito Faculdade Leão Sampaio
  • Antônio Germane Alves Pinto Universidade Regional do Cariri
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca Faculdade de Medicina do ABC Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v5i2.1070

Palavras-chave:

Resíduos de Serviços de Saúde. Gerenciamento de Resíduos. Equipe de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Promoção da Saúde.

Resumo

O descarte inadequado dos resíduos de serviços de saúde pode afetar o ambiente pelo potencial de contaminação desse material. A pesquisa teve a seguinte pergunta de partida: como é realizado o processo de segregação e acondicionamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) no Município de Cedro, Pernambuco, nordeste do Brasil? O estudo teve como objetivo identificar os procedimentos adotados pelos profissionais no processo de segregação e acondicionamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Pesquisa qualitativa, realizada nos serviços de saúde de Cedro, Pernambuco. Aplicou-se questionário à equipe de enfermagem. As narrativas foram analisadas pela análise de conteúdo. Evidencia-se que os procedimentos adotados pelos profissionais são feitos de maneira inadequada. Os relatos mostram que há mistura de resíduos comuns e infectados. A organização dos recipientes para descarte é improvisada e fora dos padrões técnicos. Conclui-se que há necessidade de capacitação para qualificar os processos de gerenciamento dos resíduos.

Biografia do Autor

Ana Maria Machado Borges, Faculdade Leão Sampaio. Faculdade de Medicina do ABC. Hemocentro Regional do Crato

Mestranda em Ciências da Saúde. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde. Especialista em Docência do Ensino Superior.

José Erickson do Nascimento Timóteo, Faculdade Leão Sampaio

Enfermeiro, graduado pela Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Milenna Alencar Brasil, Faculdade Leão Sampaio

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará.  Professora do curso de enfermagem da Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Alessandra Bezerra de Brito, Faculdade Leão Sampaio

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio.  Professora do curso de enfermagem da Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Antônio Germane Alves Pinto, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Professor do curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Fernando Luiz Affonso Fonseca, Faculdade de Medicina do ABC Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Medicina (Hematologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Medicina do ABC.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Borges, A. M. M., Timóteo, J. E. do N., Brasil, M. A., Brito, A. B. de, Pinto, A. G. A., & Fonseca, F. L. A. (2016). Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde do sertão nordestino. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 5(2), 93–105. https://doi.org/10.24302/sma.v5i2.1070

Edição

Seção

Artigos