Prevenção de problemas posturais: a importância do professor de educação física

Autores

  • Mariana Chicorski Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Regiane Paz Müller Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Valderi Abreu de Lima Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • William Cordeiro de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.
  • Marco Antonio Salles Rosa Graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1977), graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis(1980), especialização em Ciências da Educação Motora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), especialização em Especialização em Gestão Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do PR (2003) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006).

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v5i2.1009

Palavras-chave:

Postura. Prevenção. Educação Física.

Resumo

Objetivo: O presente estudo buscou como objetivo verificar a importância do professor de educação física diante do assunto “Postura Corporal”, e suas possíveis intervenções, no sentido da educação postural ainda nos anos iniciais do ensino fundamental, como medidas preventivas. Material e Métodos: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com bases de dados do SciELO, Medline, Cochrane, com levantamento bibliográfico de fontes literárias como artigos, periódicos, revistas, sites e livros. Resultados e Discussões: Através da literatura pesquisada foi possível verificar que o professor de Educação Física, pode ajudar detectar possíveis alterações na sua postura, bem como, conscientizar, orientar, prevenir, e ainda possibilitar aquisições de hábitos saudáveis, que possam ser redimensionados para toda vida da criança. Conclusão: Neste estudo algumas propostas preventivas foram elucidadas através dos autores referenciados, e podem-se tornar de grande valia para outros estudos sobre possibilidades pedagógicas de prevenção de males posturais através do professor de Educação Física, e também como suporte de trabalho ao professor na estruturação de suas aulas e ações pedagógicas.

Biografia do Autor

Mariana Chicorski, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Regiane Paz Müller, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Educação Física, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Valderi Abreu de Lima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando em Educação Física pela universidade Federal do Paraná - UFPR

William Cordeiro de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Formação e Educação e Cultural do Abc (1993) e mestrado em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Marco Antonio Salles Rosa, Graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1977), graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis(1980), especialização em Ciências da Educação Motora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), especialização em Especialização em Gestão Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do PR (2003) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006).

Graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1977), graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis(1980), especialização em Ciências da Educação Motora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), especialização em Especialização em Gestão Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do PR (2003) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006).

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Chicorski, M., Müller, R. P., Lima, V. A. de, Souza, W. C. de, Mascarenhas, L. P. G., & Rosa, M. A. S. (2016). Prevenção de problemas posturais: a importância do professor de educação física. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 5(2), 74–81. https://doi.org/10.24302/sma.v5i2.1009

Edição

Seção

Artigos