Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Saúde e Meio Ambiente: revista interdisciplinar para divulgação científica de produções na área de Saúde e Ciências Biológicas. Os objetivos centram-se em:

1- Publicar contribuições científicas sobre temas relevantes na área de saúde e biológicas;

2- Fortalecer o caráter interdisciplinar, intersetorial das áreas afins.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Renata Campos
  • Josiane Miranda
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Saúde e Meio Ambiente: revista interdiciplinar contará com mecanismos de peer review, caracterizando-se como publicação acadêmica. O sistema de revisão será feito em duas fases. Primeiro, o artigo passa pela avaliação do editor ou de membro da Comissão Editorial, para emitir parecer sobre sua adequabilidade à linha editorial da Saúde e Meio Ambiente: revista interdisciplinar. Sendo recomendado para publicação, o revisor, poderá enviá-lo diretamente aos pareceristas, ou antes disso, remetê-lo ao(s) autor(es) para revisões que considerar necessárias para a continuidade do processo de avaliação.

Os pareceristas serão designados segundo o tema e o enfoque do artigo. Saúde e Meio Ambiente: revista interdisciplinar conta com um banco de pareceristas especializados na temática da saúde e meio ambiente, em áreas temáticas afins ao tema, e seu recrutamento segue a política editorial, envolvendo pesquisadores do Brasil, da América Latina e demais países.

Os artigos que sejam rejeitados em qualquer uma das duas fases não serão devolvidos aos seus autores e se procederá sua destruição.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público. Os conteúdos da revista podem ser utilizados para fins científicos desde que o trabalho, em sua essência, não seja alterado, com crédito aos autores.

 

Política de Pagamento

A SMA não cobra taxas para submissão e publicação dos artigos.

 

Política de Plágio

A SMA utiliza a Política de varredura de Plágios para garantir que não há escrita ilícita nos artigos, bem como garantir a originalidade da escrita.

Os revisores são orientados a utilizarem meios eletrônicos para fazerem a varredura do possíveis plágios sendo indicados 4 ferramentas para tal ação: I) Plagiarisma; II) Plagtracker; III) Duplichecker; IV) Pesquisa google.

Caso seja detectado plágio o autor é imediatamente notificado e o artigo rejeitado.

 

Política de Licenciamento

A SMA descreve sua política de licenciamento, baseado no

Guidelines on The Creative Commons. Esta revista adota a licença Atribuição- Sem Derivações CC BY-ND. Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode

A SMA recomenda que :

I- Sempre que se citar fontes de informações conhecidas nos artigos, a fonte do autor deve ser citada.  A citação pode ser feita de acordo com as normas vigentes da ABNT, preconizado em instruções para autores na revista.

II – Quando qualquer fonte de informações é modificada deve ser claramente identificada no corpo do texto do artigo. É necessário descrever as modificações e obter anuência por escrito do autor da obra e encaminhado para  o editor da SMA em documentos suplementares. Esta orientação é válida para modificações em figuras, tabelas, ilustrações, questionários validados e itens afins.

III- Os autores são incentivados a descreverem as marcas dos instrumentos utilizados na metodologia do artigo– seja equipamentos ou softwares.

IV- Visando disponibilizar o máximo as informações para a comunidade acadêmica, o idioma do artigo submetido pode ser feito em Português ou em Inglês, de acordo com a preferência do autor. No caso do idioma inglês solicita-se o encaminhamento de uma carta que o texto foi revisado por pessoa competente no idioma devendo ser anexado nos documentos suplementares.

V- Os artigos publicados na SMA não possuem fins lucrativos, sendo um meio para divulgação de conhecimentos e informações científicas que contribuam para o desenvolvimento da ciência. Desta forma, não são aplicadas taxas para submissão e publicação dos artigos.