Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Educação e Saber - REdeS é um veículo de divulgação científica que publica temas sobre educação vinculados à Educação Básica, suas modalidades e Educação Superior.  As áreas preferenciais para publicação são:  Contexto da Educação; Educação e Desenvolvimento, Estrutura, Organização e Gestão da Educação; Princípios, Metodologias, Conteúdos e Processos com ênfase  nas Metodologias Ativas;  Tecnologias da Informação e da Comunicação; Inovação na Educação.  Enfatiza-se a importância de artigos que estabelecem conexões entre temas e áreas de interesse, inserindo-os de maneira contextualizada na História, Economia, Sociedade ou Meio Ambiente.

A Revista é disponibilizada em formato digital, possui fluxo contínuo, proporcionando acesso ilimitado e gratuito. Nosso objetivo é criar um espaço de debate acadêmico democrático, aberto a todos, pautado pela qualidade da produção científica.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A avaliação dos artigos tem a participação majoritária de avaliadores externos à Universidade do Contestado, incluindo pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, adotando o sistema de revisão duplo-cego.

O processo de avaliação de artigos, ensaios ou resenhas, contempla vários passos. Inicialmente são examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do artigo está alinhado com o foco e escopo da Revista Educação e Saber – REdeS e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores. O editor poderá rejeitar o artigo se detectar:

(i) não atendimento do foco temático;

(ii) erros relativos às instruções aos autores;

(iii) redação inadequada, ou se o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico.

(iv) Plágio

Os artigos aprovados nessa fase inicial serão enviados pelo editor para dois avaliadores ad hoc, especialistas no tema tratado pelo trabalho submetido. Os avaliadores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, além do formulário de avaliação. Todos os avaliadores, quando convidados para tal função, receberão as diretrizes de avaliação do periódico. Em nenhuma etapa do processo, os avaliadores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos avaliadores. O tempo de avaliação não deverá exceder a 60 (sessenta) dias da data do encaminhamento.

Os trabalhos serão avaliados por Revisores ad hoc, segundo os seguintes critérios:

(i) a contribuição e atualidade do conteúdo técnico-científico para a área;

(ii) a relevância científica;

(iii) a coerência entre objetivos, aspectos teóricos, material analisado (se for o caso) e considerações finais;

(iv) a clareza e qualidade da redação;

(v) a adequação às normas de publicação da revista.

 

O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:

(i) Aprovação integral;

(ii) Aprovação condicionada à revisão;

(iii) Sugestão de encaminhamento para novo parecer, após feitas as revisões pelo(s) autor(es);

(iv) Rejeição.

 

Havendo pareceres contrários, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.

Finalmente, concluídas essas duas primeiras etapas, o artigo passa por uma última revisão do(s) editor(es), para posterior encaminhamento ao processo de formatação, edição e publicação. Com isso, em não havendo questões especiais a serem resolvidas nos manuscritos submetido na Revista Educação e Saber – REdeS, o prazo médio entre a submissão e a publicação situa-se no prazo de até seis meses.

As submissões serão realizadas exclusivamente através da plataforma digital da revista. Nenhum documento é aceito via e-mail do revisor.

PERIODICIDADE

A Revista Educação e Saber – REdeS possui periodicidade contínua.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Educação e Saber – REdeS oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio da disponibilidade gratuita e irrestrita do conhecimento científico.

POLÍTICA DE PAGAMENTO

Nenhuma taxa de submissão ou publicação são exigidos pela Revista Educação e Saber – REdeS.

POLÍTICA DE PLÁGIO

A Revista Educação e Saber – REdeS utiliza a política de varredura de plágios para garantir que não haja ilicitude nos artigos, bem como garantir a originalidade da escrita. Os revisores são orientados a utilizarem meios eletrônicos para fazerem a varredura de possíveis plágios sendo indicados 4 ferramentas para tal ação: (i) Plagiarisma; (ii) Plagtracker; (iii) Duplichecker; (iv) Pesquisa Google.

POLÍTICA DE LICENCIAMENTO

A Revista Educação e Saber – REdeS descreve sua política de licenciamento, baseada no Guidelines on the Creative Commons. Adota a licença Atribuição Sem Derivações CC BY-ND. Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, pautado na LGPD.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL OU TRANSFERÊNCIA DE DIREITO AUTORAL

O autor assume o compromisso de que o artigo é original, portanto, não ter sido publicado anteriormente, não infringindo direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros.

Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. No entanto, as opiniões emitidas pelo(s) autor(es) são de responsabilidade dos mesmos.

A Revista Educação e Saber – REdeS, caso necessário, reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão da língua, porém, respeitando o estilo do(s) autor(es).

DOI – Digital Object Identifier

Cada artigo publicado pela Revista Educação e Saber – REdeS terá a identificação por DOI que composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que seja identificado como único e persistente no ambiente WEB.

DIRETRIZES DE CONDUTA ÉTICA

A Revista Educação e Saber – REdeS destaca que artigos que envolvam coleta de dados que exijam autorização do Comitê de ética, que o número do parecer consubstanciado de aprovação seja descrito na metodologia do artigo, garantindo aspectos em relação à conduta ética.

CONFLITO DE INTERESSES

Qualquer conflito de interesse, de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira, que possa afetar a objetividade ou indevidamente influenciar ações de pessoas envolvidas no processo de publicação, devem ser informados no momento da submissão do artigo, incluindo documento nas informações complementares, no formato de carta ao editor.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Cadastro no sistema:

Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas, em especial a inclusão do URL e Resumo da biografia. No URL informar o link para o CV Lattes e ORCID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.

 Padrão de formatação:

Os artigos devem ser submetidos já no formato final de publicação da revista, conforme o template (Clique aqui para baixar), em arquivo .doc ou .docx.

 Documentos suplementares:

No momento da submissão do artigo deve ser anexado também o arquivo com as informações dos autores (Clique aqui para baixar). Além do arquivo com as informações dos autores outros documentos suplementares podem ser necessários como, por exemplo, autorização do comite de ética, uso de dados e imagens, uso de instrumentos validados ou modificados.

 Do idioma:

Os textos submetidos à Revista Educação e Saber – REdeS poderão ser escritos nas línguas portuguesa ou inglesa.

 Informações Gerais:

Os artigos ou ensaios devem representar uma contribuição original, sendo que o mesmo texto ou similar, não pode ter sido publicado ou estar em processo de avaliação em outro periódico.

O arquivo do artigo não poderá conter qualquer tipo de identificação dos autores. A identificação dos autores deve constar como informações complementares, em arquivo em separado, que deverá ser anexado no passo 2 da submissão, informando os seguintes dados:

(i) título do artigo, na língua original e inglês;

(ii) nome, por extenso, de cada um dos autores;

(iii) informação do título acadêmico mais elevado, sua vinculação institucional, nome da cidade, estado, país e endereço de e-mail;

(iv) informação do número do Open Researcher and Contributor ID (ORCID) de cada autor; o número do ORCID de ser informado, também, no cadastro do(s) autor(es) do artigo.

O número de autores e coautores em artigos, ensaios ou resenhas fica limitado ao máximo de seis. Deve vir descrito a contribuição de cada autor no artigo.

Deve-se indicar, quando houver, as fontes de financiamento da pesquisa que resultou no artigo.

Os artigos devem ser submetidos à revista completos e minuciosamente revisados. O editor avaliará a adequação do texto para avaliação e possível publicação a partir do texto submetido, cabendo aos autores a total responsabilidade pelo original enviado.

 Normas técnicas

O texto deve ser digitado em Word, limitando-se a 20 laudas para artigos ou ensaios, incluindo notas de rodapé, tabelas, gráficos ou figuras e referências, não devendo ultrapassar os 2MB.

As páginas devem configuradas no formato A4, com espaçamento simples com 12 pt depois, parágrafo com recuo de 1,25 cm, e o texto justificado. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto e tamanho 10 para citações com mais de três linhas e notas de rodapé.

Os artigos devem ser organizados em:

(i) Título, com máximo de 15 palavras, escrito na língua original e traduzido para o inglês;

(ii) Resumo na língua original e no inglês, com máximo de 250 palavras cada;

(iii) Palavras-chave na língua original e no inglês, com o mínimo 3 e máximo de 5 palavras cada, divididas por ponto final.

O texto do resumo e sua tradução deve contemplar os elementos constituintes indispensáveis aos textos científicos, destacando:

(i) o tema a ser tratado, problema de pesquisa e objetivos;

(ii) síntese do referencial teórico;

(iii) síntese da metodologia;

(iv) principais resultados.

Os elementos constituintes acima mencionados devem compor também a estrutura do texto do artigo ou ensaio, além das considerações finais (ou conclusão) e referências.

No caso de artigos escritos em inglês, necessariamente, precisam apresentar título, resumo e palavras-chave na língua portuguesa.

As citações diretas devem constar no artigo com a devida referência, atendendo as normas da ABNT (NBR 10520). Citações diretas com menos de três linhas devem estar no corpo do parágrafo, entre aspas. Citações com mais de três linhas devem aparecer em letra tamanho 10, com recuo de 4 cm no texto. Devem ser utilizados colchetes quando da supressão de parte da citação direta.

As notas de rodapé devem ser utilizadas, somente quando estritamente necessário, para comentários adicionais ou esclarecimentos que não possam ser incluídos no texto.

O uso de aspas duplas fica restrito à citação direta inclusa no texto. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Já o uso do itálico fica restrito à escrita de palavra em outra língua da original do artigo.

Tabelas, gráficos, figuras, mapas, quadros e fórmulas devem ser apresentados no local mais aproximado possível do texto referido às mesmas, com numeração consecutiva, em algarismos arábicos, identificadas na parte superior com título escrito em letra 10, sem negrito. A fonte deve ser indicada na parte inferior. Gráficos, tabelas ou quadros devem constar no texto em formatos editáveis e não como figuras.

Mapas e imagens devem ser enviados em formato JPG, com boa resolução. O título e a fonte não devem estar inclusos como partes destes elementos.

As referências bibliográficas devem estar relacionadas ao final do artigo, em ordem alfabética, pelo sobrenome, este em caixa alta, podendo abreviar os demais nomes, ou escrever por extenso em caixa alta. Em qualquer um dos casos, padronizar seu uso. A organização das referências deve obedecer a NBR 6023 vigente, conforme modelos a seguir.

Livro:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es).Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora e ano de publicação.

- Um autor:

MALEVAL, Jean-Claude. O autista e a sua voz. São Paulo: Blucher, 2017.

- Dois autores:

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

- Três autores:

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

- Quatro ou mais autores (Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al., ABNT, 2018, nesse caso deve-se escolher uma das opções e padronizar na lista de referências)

COLL, César et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Ou,

COLL, César; MESTRES, Mariana Miras; ONRUBIA GÔNI, Javier; GALLART, Isabel Solé. Psicologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

- Organizador, Coordenador, etc.:

SILVEIRA, Ricardo Azambuja; FERREIRA FILHO, Raymundo Carlos Machado (Org). Ações institucionais de avaliação e disseminação de tecnologias educacionais. Porto Alegre: JSM Comunicação, 2011.

Capítulo de livro:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado.

NODARI, A. O pensamento do fim. In: SEDLMAYER, S.; GUIMARÃES, C.; OTTE, G. (Org). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 51-68.

Trabalhos apresentados em eventos:

MOURA, R.; KLEINKE, M. L. U. Espacialidades e institucionalidades: uma leitura do arranjo sócio-espacial e do modelo de gestão das regiões metropolitanas do sul do Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 24., out. 2000, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: ANPOCS, 2000. p. 22-25.

Dissertações, teses etc.

SOBRENOME, prenome do autor. Título. Ano. Nº de páginas. Tipo de documento: tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc., (Nome do Programa de Pós-Graduação/Curso) – nome da universidade, local e ano de defesa. Exemplo:

BITENCOURT, N. L. R. A problemática da conservação ambiental dos terrenos de marinha: o caso da Orla do Canal da Barra da Lagoa, Ilha de Santa Catarina, Brasil. Florianópolis. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.

Artigo de periódico

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data de publicação. Exemplo:

PANDOLFI, L.; BRANCO, C. S.; FACCO, E. M. P.; CHILANTI, G. Utilização da casca de ovo de galinha como estratégia de aumento de cálcio em alimentos. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, v. 11, p. 59–70, 2022. DOI: https://doi.org/10.24302/sma.v11.3556.

Para citações bibliográficas no corpo do texto, sugere-se o sistema autor-data e, se for o caso, autor-data-página, sempre entre parênteses. Ex.: (VALLEJO, 1988, p. 87); (SACHS, 1986).

Resumo das condições para submissão

Como parte do processo de submissão, o(s) autor(es) são obrigados a verificar a conformidade do texto a ser submetido em relação a todos os itens aqui listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas ao(s) autor(es), mediante sua rejeição.

Resumindo, ao submeter artigos, ensaios ou resenhas o(s) autor(es) assume(m) o compromisso que:

(i) o texto é inédito e está dentro do escopo da revista;

(ii) o texto não está em avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma;

(iii) o texto está estruturado de acordo com as orientações e normas técnicas da revista;

(iv) o texto não contém quaisquer informações que identifiquem o(s)/as autor(es)/as;

(v) no caso de textos em coautoria, devem comprometer-se em que todos os autores tenham contribuído na sua elaboração.

 

SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E DECISÕES EDITORIAIS:

Processo de avaliação pelos pares

A avaliação dos artigos tem a participação majoritária de avaliadores externos à Universidade do Contestado, incluindo pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, adotando o sistema de revisão duplo-cego (Double Blind Review).

O processo de avaliação de artigos, ensaios ou resenhas, contempla vários passos. Inicialmente são examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do artigo está alinhado com o foco temático da Revista Educação e Saber – REdeS e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores. O editor poderá rejeitar o artigo se detectar:

(i) não atendimento do foco temático;

(ii) erros relativos às instruções aos autores;

(iii) redação inadequada, ou se o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico.

Neste primeiro momento os artigos, ensaios ou resenhas passam pela verificação, para ter a garantia de que não haja problemas de plágio.

Os artigos aprovados nessa fase inicial serão enviados pelo editor para dois avaliadores ad hoc, especialistas no tema tratado pelo trabalho submetido. Os avaliadores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, além do formulário de avaliação. Todos os avaliadores, quando convidados para tal função, receberão as diretrizes de avaliação do periódico. Em nenhuma etapa do processo, os avaliadores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos avaliadores. O tempo de avaliação não deverá exceder a 60 dias da data do encaminhamento.

Os trabalhos serão avaliados por Revisores ad hoc, segundo os seguintes critérios:

(i) a contribuição e atualidade do conteúdo técnico-científico para a área;

(ii) a relevância científica;

(iii) a coerência entre objetivos, aspectos teóricos, material analisado (se for o caso) e considerações finais;

(iv) a clareza e qualidade da redação;

(v) a adequação às normas de publicação da revista.

O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:

(i) Aprovação integral;

(ii) Aprovação condicionada à revisão;

(iii) Sugestão de encaminhamento para novo parecer, após feitas as revisões pelo(s) autor(es);

(iv) Rejeição.

Havendo pareceres contrários, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.

Finalmente, concluídas essas duas primeiras etapas, o artigo passa por uma última revisão do(s) editor(es), para posterior encaminhamento ao processo de formatação, edição e publicação. Com isso, em não havendo questões especiais a serem resolvidas nos manuscritos submetido na revista, o prazo médio entre a submissão e a publicação situa-se no prazo de até 06 meses.

As submissões serão realizadas exclusivamente através da plataforma digital da revista.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais para textos publicados na Revista Educação e Saber – REdeS são do(a) autor(a) e coautor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e coautor(a/es).

 

A Revista de Educação e Saber – REdeS adota a licença Atribuição Sem Derivações CC BY-ND. Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode.

Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.