O rosto filosófico de Paulo: categorias messiânicas na filosofia política de Giorgio Agamben

Autores

  • Pedro Lucas Dulci Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v2i2.990

Palavras-chave:

Messianismo. História. Lei. Paulo. Agamben.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral mostrar que a repetição do gesto intelectual de Paulo de Tarso é uma das condições privilegiadas para ultrapassarmos a situação de eclipse político em que os governos hodiernos se encontram. Tal objetivo tem dois aspectos particulares. Em primeiro lugar, diz respeito à potencialidade e valor filosófico intrínseco ao próprio texto paulino para a filosofia. Em segundo lugar, refere-se à redescoberta e aos desdobramentos que um pensador contemporâneo empreendeu a partir desses textos. O messianismo paulino pelas lentes de Giorgio Agamben é, ao mesmo tempo, repositório de potencialidades, como também condição de inteligibilidade da própria filosofia que o italiano desenvolveu nos últimos anos.

 

Biografia do Autor

Pedro Lucas Dulci, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Filosofia (Universidade Federal de Goiás) onde desenvolveu pesquisa em ética e filosofia política contemporânea, dialogando especificamente com Michel Foucault, Giorgio Agamben e Slavoj Zizek, sob a orientação da Prof.ª Drª Adriana Delbó.  Especialista em Desafios nas Relações Internacionais (Université de Genève/Leiden). Realizou um período de mobilidade no ano acadêmico de 2012-2013, na Universidade do Porto, Portugal, sob a orientação da Prof.ª Drª Eugénia Vilela Morais. Além disso, graduou-se em Filosofia (UFG), foi pesquisador bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq por dois anos (2009-2011) desenvolvendo projeto de pesquisa em ética e filosofia política sob orientação da Profª Drª Helena Esser dos Reis. É membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Biopolítica (UFG) e Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (UFG).

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Dulci, P. L. (2015). O rosto filosófico de Paulo: categorias messiânicas na filosofia política de Giorgio Agamben. Profanações, 2(2), 111–138. https://doi.org/10.24302/prof.v2i2.990

Edição

Seção

Artigos