Labirinto sem fim: relações familiares e sociais em feliz aniversário e em os laços de família, de Clarice Lispector

Autores

  • Diego Luiz Miiller Fascina Universidade Estadual de Maringá
  • Marisa Corrêa Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v2i2.987

Palavras-chave:

Grande Outro. Materialismo lacaniano. Clarice Lispector.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade, através de uma análise comparativa, discutir a presença do Grande Outro (em inglês, Big Other), nos contos Os laços de família e Feliz aniversário, enfeixados na coletânea Laços de família, de Clarice Lispector. Conceito oriundo da psicanálise Lacaniana, mas que possui uma investidura social, quando relido pelo materialismo lacaniano do filósofo esloveno Slavoj Žižek, o Big Other permitirá que observemos com mais rigor as relações nas duas narrativas citadas, apontando suas diferenças, ainda que o cerne seja o mesmo: a ambígua relação entre mães e filhos. Conclui-se que o pensamento de Žižek abre portas para uma leitura politizada da obra de Lispector.

 

 

Biografia do Autor

Diego Luiz Miiller Fascina, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em Letras (Estudos Literários) pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari e cursa o doutorado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Maringá. Suas pesquisas contemplam os seguintes temas: Clarice Lispector, Cazuza, o materialismo lacaniano de Slavoj Žižek, rock brasileiro, identidade existencial e identidade humana e animal.

Marisa Corrêa Silva, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez pós-doutorado na Rutgers - the State University of New Jersey. Atualmente é professor associado no Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, incluindo as Literaturas brasileira e portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Helder Macedo, narrativa contemporânea, teoria do romance, personagem feminina. Também tem publicações contemplando Teoria Literária e leituras intersemióticas. Nos próximos anos, pretende dar continuidade aos estudos de materialismo lacaniano.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Fascina, D. L. M., & Silva, M. C. (2015). Labirinto sem fim: relações familiares e sociais em feliz aniversário e em os laços de família, de Clarice Lispector. Profanações, 2(2), 6–22. https://doi.org/10.24302/prof.v2i2.987

Edição

Seção

Artigos