A partir de Agamben: por um mais complexo conceito de infância e de história na psicologia

Autores

  • Elaine Pedreira Rabinovich Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v2i1.723

Palavras-chave:

Infância. História. Experiência. Acontecimento.

Resumo

Este artigo apresenta o pensamento de Agamben a partir da leitura de seu livro “Infância e história” à luz de uma possível perspectiva da psicologia do desenvolvimento. Segundo Agamben, a infância tratada em seu livro encontra seu lugar lógico na relação entre linguagem e experiência. Deste modo, o artigo se centra em uma apresentação da relação entre experiência, história e acontecimento, três termos que podem ser vistos associados ao conceito desenvolvido por Agamben de infância como in-fans, o que ainda não fala.

Biografia do Autor

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador

Psicóloga clínica, mestrado em Psicologia Experimental (IP-USP), doutorado em Psicologia Social (IP-USP), Pós-doutorado em Psicologia Ambiental (IP-USP, EHESS-Paris V) e Pós-Doutorado em História e Psicologia (FLCL-USP/RP). Prof. do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

Rabinovich, E. P. (2015). A partir de Agamben: por um mais complexo conceito de infância e de história na psicologia. Profanações, 2(1), 5–14. https://doi.org/10.24302/prof.v2i1.723

Edição

Seção

Artigos