Aproximações libertárias para uma desobediência ético jurídica da personalidade: o eu, o espelho e o estado

Autores

  • José Manuel de Sacadura Rocha

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v2i1.707

Palavras-chave:

Anarquismo. Ética. Liberdade. Individualidade. Desobediência. Direito Subjetivo.

Resumo

Trata-se de considerar a desconstrução do sujeito para uma redefinição ético-jurídica da personalidade. Com base em considerações libertárias, o estudo discute as formas de violência institucionalizadas sobre o indivíduo e o esvaziamento da noção de liberdade em vistas da razão de Estado. Propõe uma condição ética anárquica para a reconstrução de um sujeito único cuja opção pela convivência seja a decência desobediente.

 

 

Biografia do Autor

José Manuel de Sacadura Rocha

Professor Universitário de Direito, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Informação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ética, História do Direito, Biopolítica, Qualidade e Implementação de Sistemas de Gestão e Tecnologias de Informação, Produtividade e Sustentabilidade Organizacional. Professor de Graduação e Pós-Graduação. Autor dos livros: Michel Foucault e o Direito, Ética Jurídica, Fundamentos de Filosofia do Direito (5ª ed), Sociologia Jurídica (3ª ed.) e Antropologia Jurídica (3ª ed.). É mestre (2001) e Pós-Graduado em Criminologia. É especialista em Sistemas de Informação (Mauá de Tecnologia) e Marketing (ESPM). Possui bacharelado em Ciências Sociais pela PUC/SP (1985). Atualmente é professor titular na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC-SP) nos cursos Jurídicos.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

Rocha, J. M. de S. (2015). Aproximações libertárias para uma desobediência ético jurídica da personalidade: o eu, o espelho e o estado. Profanações, 2(1), 152–172. https://doi.org/10.24302/prof.v2i1.707

Edição

Seção

Artigos