A filosofia política de Giorgio Agamben e os direitos humanos

Autores

  • Loyana Christian de Lima Tomaz UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) E UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v1i2.556

Palavras-chave:

Biopolítica. Estado de Exceção. Soberania. Dignidade da Pessoa Humana.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os conceitos de biopolítica e estado de exceção, a partir dos fundamentos políticos utilizados por Giorgio Agamben e seus precursores Michel Foucault, Carl Schmitt e Hannah Arendt, entre outros, os quais são fundamentais para entendermos o Estado e a política contemporânea. Em linhas gerais, Agamben defende que nos Estados Democráticos de Direito, existe uma zona anômica, na qual o soberano decide sobre a implantação do estado de exceção e da vida nua, a vida despojada de qualquer qualificação política, desprovida de direitos, uma vida matável. Desta maneira, do homo sacer é arrancada sua dignidade humana, apesar de seus direitos fundamentais - direitos humanos, estarem positivados em tratados internacionais e nas constituições.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Tomaz, L. C. de L. (2014). A filosofia política de Giorgio Agamben e os direitos humanos. Profanações, 1(2), 134–143. https://doi.org/10.24302/prof.v1i2.556

Edição

Seção

Artigos